ARTIGOS
Você quer encontrar sua alma gêmea? Ela existe?
TV MUNDO MAIOR | Ricardo Guelfi de Souza
“As almas afins se engrandecem constantemente repartindo as suas alegrias e os seus dons com a Humanidade inteira, não existindo limitações para o amor, embora seja ele também a luz divina a expressar-se em graus diferentes nas variadas esferas da vida.” (Emmanuel)
Amor, o princípio e a finalidade de nossa existência. Aprender amar. E aprender sobre essa energia fascinante que é o amor. Mas é certo nós ser humanas esperar o amor de alguém? Esperar a alma gêmea?
O espiritismo nos explica que almas gêmeas não existem no sentido de seres que se completam, pois temos uma individualidade capaz de estar inteiramente completa e plena despertando assim o amor dentro de si.
No Livro dos Espíritos a resposta da questão 299 confirma essa ideia:
“Se um espírito fosse a metade de outro, separados os dois, estariam ambos incompletos.”
Talvez essa afirmação irá deixar alguns românticos tristes, porém o espiritismo não nega o amor e a forte ligação energética entre dois espíritos, apenas é chamada de outra forma, os Espíritos Afins.
São eles espíritos que compartilham uma mesma frequência energética, os mesmos valores e as mesmas ideias. Eles terão a oportunidade de se ajudarem e fazerem de suas encarnações aprendizados mais fáceis de serem absorvidos e conseguiram juntos superar obstáculos.
Os espíritos afins podem encontrar-se em família, sendo seu irmão, ou algum de seus pais. Amigos também podem ser a pessoa, a qual você é ligado, sendo aquela pessoa que será considerada da família.
E para os românticos, os espíritos afins podem ser casais apaixonados que usaram do amor para conviver e construir uma encarnação juntos. Eles terão uma forte ligação, os sentimentos serão os mais intensos e é claro que irão desenvolver a missão de evoluir com mais facilidade, pois estarão juntos neste propósito contando com a fidelidade e a confiança.
É preciso você estar aberto às mudanças e principalmente a conhecer novas pessoas, pois os espíritos afins não são ligados por um planejamento e sim pelo livre arbítrio de cada um e seus respectivos momentos. Eles podem acabar passando anos distantes, mas se encontrarão quando estiverem prontos, um para o outro.
Para você aprender um pouco mais sobre as almas afins, leia o poema de Emmanuel do Livro Há dois mil anos:
Alma gêmea de minha alma
Flor de luz de minha vida
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão.
Quando eu errava no mundo
Triste e só, no meu caminho,
Chegaste, devagarinho,
E encheste-me o coração.
Vinhas na benção das flores
Da divina claridade,
Tecer-me a felicidade
Em sorrisos de esplendor!
És meu tesouro infinito.
Juro-te eterna aliança
Porque sou tua esperança,
Como és todo meu amor!
Alma gêmea de minha alma
Se eu te perder algum dia…
Serei tua escura agonia,
Da saudade nos seus véus…
Se um dia me abandonares
Luz terna dos meus amores,
Hei de esperar-te , entre as flores
Da claridade dos céus.
Chico Xavier – Emmanuel
Fontes: O Livro dos Espíritos, questões 298 à 299; Frase retirada de mensagemespirita; Poema retirado de mensagemespirita. Imagem ilustrativa retirada de mensagemespirita.