Connect with us

ARTIGOS

Quem são nossos obsessores?

Published

on

obsessão

RÁDIO BOA NOVA

A palavra obsessão é o termo pelo qual “se designa o conjunto desses fenômenos, cujas principais variedades são: a obsessão simples, fascinação e subjugação”. Vejamo-las, a seguir, com base na obra acima, de Allan Kardec, que deve ser lida por toda pessoa que pretenda a busca da verdade.

  • Há obsessão simples“quando um Espírito malfazejo se impõe a um médium, intromete-se contra a sua vontade nas comunicações que ele recebe, o impede de se comunicar com outros Espíritos e substitui os que são evocados”. (…) Pessoas mais honestas podem ser enganadas por trapaceiros… Esta forma de obsessão é apenas desagradável e só tem o inconveniente de dificultar as comunicações com os Espíritos sérios e com os de nossa afeição”.
  • Já a fascinação tem conseqüências mais graves. “Trata-se de uma ilusão criada diretamente pelos Espíritos no pensamento do médium e que paralisa, de certa maneira, a sua capacidade de julgar a comunicações. O médium fascinado não se considera enganado. O Espírito consegue inspirar-lhe uma confiança cega, impedindo-o de ver a mistificação e de compreender o absurdo do que escreve, mesmo quando este salta aos olhos de todos”. O Espírito se manifesta de maneira ardilosa, impondo livros comprometedores “e sugerindo psicografias a escritores vaidosos, às vezes, até envolvendo dirigentes de entidades espíritas que se consideram assistidos…”

  • E, por fim, a subjugação, em que o Espírito obsessor “produz a paralisação da vontade da vítima, fazendo-a agir como um joguete, levando-a a tomar e defender decisões absurdas e, muitas vezes, comprometedoras. Para alguns, o subjugado passa à condição de louco. É, por vezes, aquele que se diz saber tudo e ser infalível; apresenta-se, em manifestações psicofônicas (médiuns falantes), com nomes respeitáveis; aceitam elogios; não suportam críticas; procuram demonstrar superioridade ao falar, desenhar”. (Observação: ”quem receba más comunicações espíritas, escritas ou verbais, está sob má influência”. Isso decorre, em regra, da vaidade e do orgulho do médium).

 

Continuar Leitura
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Mais acessadas