Connect with us

ARTIGOS

Os livros de Chico Xavier que influenciaram a novela A Viagem

Published

on

chico xavier novela a viagem

A Viagem — que está em sua quarto reprise, dessa vez pelo canal pago VIVA — é o maior sucesso até hoje em novelas com temática espírita da TV Brasileira. Mas poucos sabem quais os livros de Chico Xavier serviram de inspiração para Ivani Ribeiro. Sucesso absoluto em sua exibição na TV Globo entre abril e outubro de 1994, com direção geral de Wolf Maya e colaboração de escrita de Solange Castro Neves.

Livros de Chico Xavier que inspiraram a novela A Viagem

A escritora Ivani Ribeiro se baseou nos livros ‘E a Vida Continua’ (1968) e ‘Nosso Lar’ (1994), ambos do espírito André Luiz através da mediunidade de Chico Xavier. A novela teve 167 capítulos e auxiliou na busca do brasileiro por mais informações sobre a Doutrina Espírita. Isso quando o médium mineiro ainda estava encarnado, prosseguindo seu trabalho em Uberaba.

Vários personagens continuam na memória do brasileiro. A exemplo de Diná (vivida por Christiane Torloni), Otávio César (Antonio Fagundes), mas Alexandre (Guilherme Fontes) ‘sobrevive’ até hoje e é alvo de memes na internet.

O Umbral

O termo usado pela Doutrina Espírita para descrever o ‘local’ que se encontra espíritos que ainda não despertaram para a sua nova consciência provocou curiosidade. Ou seja, termos que poderiam até ser considerados ‘técnicos’ passaram a ser de um conhecimento relativamente amplo.

Embora o Brasil seja um país essencialmente católico, com margem evangélica gigantesca, o Espiritismo alcançou número relevante de adeptos. Assim, abrindo campo para o despertar da consciência espiritual. Assim, o Espiritismo se tornou uma espécie de ‘segunda religião’ do brasileiro. Mas o IBGE aponta, no mínimo, 4 milhões de adeptos.

Em busca de respostas

Uma novela não é capaz de substituir o estudo das obras de Allan Kardec, mas ela serve de despertar de consciência. Principalmente de quem não tem seu processo de curiosidade partindo da leitura de um livro. Em outras palavras, o despertar é interior e vai ocorrer de uma maneira distinta para cada um.

Em conclusão, há sempre um fio do bem que nos cabe puxar mais e mais. Assim, exercendo o livre-arbítrio podemos encontrar ajuda em busca de todas as respostas, que vão chegar ao nosso tempo, e estarão mais dentro do que fora de nós.

Continuar Leitura
Advertisement

Facebook

Mais acessadas