ARTIGOS
Terror noturno e Espiritismo
TV MUNDO MAIOR | Ricardo Guelfi de Souza
O Terror Noturno, também conhecido como parassonia, é um distúrbio do sono que atinge cerca de 15% das crianças de até 7 anos. As cenas chegam a assustar muitos pais que presenciam seus filhos sentados na cama chorando e gritando com o olhar aterrorizado e fixo.
Apesar de estarem, na maioria das vezes, com os olhos abertos, as crianças ainda estão dormindo. Há alguns poucos casos em que as crianças chegam a se levantar de suas camas e caminhar pela casa, portanto deve-se deixar a passagem livre sem obstáculos que possam apresentar riscos de ferimento.
Esse distúrbio chega a ser confundido com pesadelos, mas há diferenças entre os dois. Os pesadelos ocorrem na segunda metade do sono, quando se atinge o R.E.M., rapid eye movement (Movimento rápido dos olhos), nele a criança acorda assustada e se lembra do ocorrido.
No caso do Terror Noturno a criança permanece dormindo. O distúrbio ocorre nas primeiras horas do sono, as mais profundos, e pode durar cerca de 15 minutos. Geralmente as crianças não acordam e após serem acalmadas pelos pais continuam a dormir, além disso no dia seguinte não se lembram do ocorrido.
Dias agitados, eventos estressantes, privação de sono e febre alta são consideradas pelos médicos como situações que deixam as crianças predispostas ao distúrbio, apesar de não haver uma origem precisa para o Terror Noturno.
Espiritismo
O reencarne se completa entre os 5 e 7 anos e durante esse período a criança pode ter uma sensibilidade maior com o plano espiritual, situação inclusive que explica a mediunidade infantil.
Em um artigo publicado pelo Mundo Espírita, órgão de divulgação da Federação Espírita do Paraná, Admir Serrano retrata o Terror Noturno como sendo traumas de vidas passadas.
O pesquisador e escritor espírita também traz no artigo alguns dados de pesquisas realizadas pelo Dr Ian Stevenson na Divisão de Estudos da Personalidade da Universidade de Virginia. Nele o pesquisador científico da reencarnação, atribuiu à 49 de seus casos de Terror Noturno como sendo traumas de vidas passadas.
Dicas:
É importante os pais neste momento manterem a calma e cuidarem para que a criança não acordem nem se machuquem. Façam preces antes da criança dormir, as orações são sempre ouvidas. E lembrem-se de procurar especialistas quando ocorrer o distúrbio do Terror Noturno.