Connect with us

VÍDEOS

Pastor Evangélico pergunta a Chico Xavier sobre reencarnação

Published

on

chico xavier

CHICO DE MINAS XAVIER

O respeito acima de tudo entre as religiões. Esse vídeo histórico de Chico Xavier demonstra isso, tanto do movimento evangélico quanto da Doutrina Espírita. Acompanhe abaixo o vídeo com o tema da reencarnação. Em seguida, leia mais sobre o tema em texto do Blog Mundo Maior.

O que é reencarnação?

A resposta para essa pergunta é fácil. A reencarnação é o retorno do espírito ao corpo material após a morte, é o ato de nascer novamente, de reencarnar. Embora na teoria a reencarnação seja simples, existem diversos detalhes que tornam essa crença em algo complexo e, ao mesmo tempo, muito bonito.

Para começar, é preciso esclarecer uma confusão que sempre acontece. Existe muita diferença entre reencarnação e ressurreição. Como dito anteriormente, a reencarnação é o ato de nascer novamente, de ter uma nova vida. Existe uma outra palavra usada para se referir à reencarnação, que é a palingenesia, que vem do grego (palin=de novo e gignomai=gerar) e que significa novo nascimento. A ressurreição, por outro lado, é o retorno à vida, ou seja, quando um corpo morto levanta-se novamente.

O espiritismo não acredita na morte e sim na vida. Para o espírita, após o falecimento o corpo se vai, apenas o espírito vive.  E este renasce através da reencarnação.

O que é reencarnação na visão espírita

Para o espírita, a reencarnação é a oportunidade dada por Deus para que as pessoas possam se redimir de seus erros, alcançando assim a iluminação. Os críticos do espiritismo dizem, entretanto, que isso é injusto pois não é certo fazer alguém se redimir de um mal que não sabemos ter cometido. A verdade, entretanto, é que o fato de renascermos sem nos lembrar das vidas passadas é mais um sinal do amor de Deus. Ajudar alguém que nos é querido é fácil e simples, ajudar aqueles que nos são desconhecidos é mais difícil e requere amor ao próximo, um dos ensinamentos básicos deixados por Jesus. O mesmo vale para os nossos erros, ou erros dos outros. Fazer duas pessoas que se odiavam em outras vidas  nascer na mesma família ou amigos é uma forma simples e humana de mostrar que temos todos algo em comum. O erro passa, o amor sempre continua.

Complementando, vamos colar aqui um trecho do texto “O espiritismo, a reencarnação e a igreja”, do portal www.espirito.org.br:

O espírita é aquele, pois, que procura seguir o verdadeiro ensino de Jesus, já que busca, como foi dito, a vivência do seu Evangelho. E o Espiritismo crê de fato na misericórdia infinita de Deus, pois, para nós espíritas, essa misericórdia divina é tão ampla, que Deus nos dá quantas chances (reencarnações) forem necessárias para a nossa salvação. Em outras palavras, para o Espiritismo, a misericórdia divina é infinita mesmo, ou seja, é incondicional e é para todo o sempre. É como nos mostra a Parábola do Filho Pródigo, em que o Pai de Misericórdia está sempre com os braços abertos para abraçar a qualquer filho seu, pois Deus não faz exceção de pessoas. Basta que um filho seu “entre em si”, como diz a Parábola, e queira voltar para Ele, pois o Pai, que é perfeito, respeita totalmente o nosso livre-arbítrio, para quando quisermos, como quisermos e onde quisermos despertar para a verdade que liberta, pois somos espíritos imortais e filhos de um Pai tão amorável, que nos ama mais do que nós mesmos nos amamos!

Para finalizar, sugerimos a leitura de três livros interessantíssimos para entendermos melhor o que é reencarnação:

A Arte de Recomeçar: Em “Arte de Recomeçar”, o autor espiritual Léon Tolstoi mais uma vez recorre a textos bíblicos da época de Jesus, ao “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e as belíssimas narrativas de pessoas anônimas, muito parecidas conosco, enfocando, de maneira esclarecedora e envolvente, o tema Reencarnação. Mergulhados em suas páginas, realizaremos uma viagem ao passado de mais de dois mil anos, identificando-nos com os personagens, reconhecendo-nos em seus sentimentos, intuindo havermos trilhado caminhos semelhantes, dos quais guardamos tênues reminiscências, inexplicáveis emoções, imprecisas saudades…

Marcados Pelo Passado: Você vai se emocionar e se enternecer com esse novo romance de Lourdes Carolina Gagete. Ele conta a história de vários personagens entre as quais se destacam dois jovens, apaixonados, mas que sofrem uma interferência da espiritualidade inferior eseus compromissos assumidos no passado. Narrado de maneira delicada, e de forma a prender e atrair o leitor, esse romance trata de forma clara e didática temas envolvendo o espiritismo, a dinâmica da reencarnação e as conseqüências no presente denossos atos pretéritos.

Meu Filho Voltou: Géli perdeu o filho num acidente e, amargurada, trata a todos com indiferença. A grande alegria de Maria é Pedro, seu filhinho. A presença de Géli incomoda Maria – elas trabalham no mesmo hospital -, que sente incontrolável antipatia por aquela que é gerente do seu setor. Ambas estão longe de imaginar que a providência divina as aproximou para o resgate de graves comprometimentos do passado. Pedro – ao recordar-se de sua existência anterior -, vai revirar a vida das duas famílias. Desfeito o véu do esquecimento, revelados os mistérios da reencarnação, uma prova terrível se apresenta diante das médicas… Leia e se emocione!

Continuar Leitura
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Mais acessadas