Connect with us

ARTIGOS

Obsessão: sobre subjugação levar à loucura

Publicado

em

emmanuel obsessao espiritismo

Qual a visão do Espiritismo sobre a subjugação levar uma pessoa à loucura? Afinal, quais as consequências do processo de obsessão considerado mais grave?

Obsessão: sobre subjugação levar à loucura

Em ‘O Livro dos Médiuns‘, Allan Kardec observa que a subjugação corporal, em determinado grau, pode levar ‘a uma espécie de loucura ordinária. Entre os que são tidos por loucos, muitos há que apenas são subjugados’. Assim, ‘precisariam de tratamento moral, enquanto que com os tratamentos corporais os tornamos verdadeiros loucos’.

Emmanuel (psicografia de Chico Xavier), em ‘O Consolador‘, ressalta que ‘qualquer obsessão pode transforma-se em loucura, não só quando a lei das provações assim o exige, como também na hipótese de o obsidiado entregar-se voluntariamente ao assédio das forças nocivas que o cercam, preferindo esse gênero de experiências’.

Corpo, mente e espírito

Mas é indispensável a avaliação e acompanhamento médico e de terapeutas, capazes de realizarem a melhor orientação. Pois, mesmo que se trate de um caso de obsessão, ainda assim precisamos de amparo de profissionais para trilhar a nossa jornada.

Afinal, o obsessor não se desvencilha com um passe de mágica. Ele pode ser afastado ou até desistir de fazer o mal, mas ainda assim a vítima precisa se recuperar de fragilidades que se acumularam durante o processo obsessivo nos mais diferentes setores da vida.

Equilíbrio pessoal

Em conclusão: sem uma fé, mesmo sem religião, dificilmente encontramos o equilíbrio do ser, a união de mente, corpo e espírito. Pois até os ateus precisam de momentos de relaxamento, de lazer, de autoconhecimento: da meditação à leituras edificantes, capazes de nos fazer expandir a consciência.

Quando conseguimos manter o equilíbrio, principalmente diante de momentos difíceis, somos capazes de afastar o início de qualquer processo obsessivo. Afinal, um obsessor só é capaz de ‘fazer morada’ se permitimos aquela sintonia perniciosa por tempo considerável, variando de pessoa para pessoa.

Continuar Leitura
Publicidade

Mais acessadas