Connect with us

ARTIGOS

O que são os espíritos chamados de batedores

Publicado

em

espiritos batedores

Afinal, o que são os espíritos conhecidos como batedores, de acordo com a literatura de Allan Kardec? O que o Espiritismo explica sobre as manifestações ditas materiais?

O que são os espíritos chamados de batedores

Na edição de janeiro de 1858 da Revista Espírita, Allan Kardec explica sobre os espíritos que produzem efeitos materiais, conhecidos como batedores. ‘O mesmo espírito, certamente, pode produzir efeitos muito diversos, mas há os que se ocupam mais particularmente de certas coisas, como entre vós tender os ferreiros e os que fazem trabalhos pesados’.

Kardec ainda questiona se o espírito age sobre corpos sólidos, com a intenção de bater, mover, e se ele se encontra na própria substância do corpo ou fora dela. ‘Uma coisa e outra; dissemos que a matéria não é um obstáculo para os espíritos; eles penetram tudo’.

Espíritos inferiores

Ainda de acordo com Allan Kardec, apenas espíritos inferiores se utilizam desse tipo de comunicação. Por isso, ‘por vezes os espíritos superiores servem-se deles, como farias com um carregador, a fim de levar a escutá-los’.

Em seguida, a Espiritualidade argumenta: ‘podeis crer que os espíritos de uma ordem superior estejam às vossas ordens para vos divertir com pasquinadas? É como se perguntásseis se, em vosso mundo, são os homens sábios e sérios que fazem os papéis de malabaristas e bufões’.

Escala evolutiva

Em conclusão: cada espírito está em um grau evolutivo, com inúmeras particularidades, passando pelos desafios que necessita para alcançar mais um degrau. Em outras palavras, se manifestam da maneira que têm condição. No caso de serem zombeteiros, nos cabe ser vigilante com a mediunidade e enviar luz para o despertar desse irmão.

Portanto, não nos cabe julgar e realizar comparações. A estrada a ser trilhada tem suas particularidades, algo inteiramente individual, embora Deus e seus trabalhadores nos ofereçam sempre o amparo para fortalecer nossos passos.

Continuar Leitura
Publicidade

Mais acessadas