ARTIGOS
Coronavírus: está faltando harmonia espiritual?

Diante da pandemia do novo Coronavírus, causando restrições sem precedentes no mundo, a saúde do corpo e a importância da harmonia espiritual estão em discussão.
O espírito Joaquim Murtinho, através da psicografia de Chico Xavier, no livro ‘Falando à Terra’, de 1951, lembra: ‘se o homem compreendesse que a saúde do corpo é reflexo da harmonia espiritual […]’.
Na sequência, cita a abrangência ‘da complexidade dos fenômenos íntimos que o aguardam além da morte’, observando a necessidade da ‘vida simples‘, ‘trabalho ativo’ e ‘fraternidade’.
Ou seja, estamos de tempos em tempos vivendo situações que abalam profundamente nossa saúde integral. Na visão espírita, uma saúde que requer a harmonia espiritual, o pilar do ser – o espírito.
‘Desequilíbrios a que nos impusemos’
Na ânsia por vitórias cosméticas, de um consumismo desnecessário, nos colocamos em situações nada confortáveis. Ou seja, é perfeitamente fresca a expressão usada por Joaquim Murtinho: ‘desequilíbrios a que nos impusemos’.
Em outras palavras, não só por desrespeitado aos animais e à natureza em geral. Mas também pelo pouco tempo que dedicamos à nossa saúde integral, nos afastando da nossa essência.
‘O homem é inquilino da carne’
A experiência carnal que vivemos é uma escola primorosa. E nos ensina com dores que como espírito não experimentaríamos – e, por isso, não aprenderíamos.
Ou seja, cada instante é necessário na Terra. Mas se nos melhorarmos a cada convite – como esse que estamos vivendo -, cada vez mais próximo viveremos em um mundo de regeneração, de fato.
