ARTIGOS
Como lidar com insegurança e medo de acordo com o Espiritismo
Diante de tantas informações – e infelizmente a maioria com conotação negativa – na vida atual, a nossa mente parece criar proteções excessivas. Como lidar com insegurança e medo causados?
‘Mais importante do que pensar e repensar as causas do medo é a atitude saudável, ante uma conduta existencial tranquila, pelo fruir cada momento em plenitude, sem memória do passado – evitando o padrão atemorizante – nem preocupação com o futuro’. (Joanna de Ângelis/Divaldo Franco)
Embora alguns irmãos vão precisar sim do amparo da psicologia e da psiquiatria, a mudança de atitude mental é necessária. Pode parecer difícil, mas o esforço é necessário: fortalecer os bons pensamentos através de boas atitudes.
Em outras palavras, ressignificar. Um trabalho talvez de médio ou longo prazo, mas que irá mudar nossa vibração energética de maneira integral. Sempre lembrando a necessidade de corpo e alma serem amparados, por isso a ajuda de um profissional.
Cada um é um mundo por si só
Cada um lida de maneira diferente a cada trauma, a cada situação de conflita. Precisamos respeitar o tempo de cada um para aceitar ajuda e se curar. Não julgue e nem se compare com ninguém.
Esteja pronta(o) para ouvir, para aconselhar. Esteja disposta(o) a resgatar sua essência através da prece, através de atividades esquecidas por falta de tempo e que irão te ajudar a se fortalecer.
Foque no controle da ansiedade
Talvez a ansiedade seja a chave para uma melhora, quem sabe, imediata. O controle através de terapia, meditação ou uma atividade que te traga serenidade vai te auxiliar a deixar fluir.
E quando se deixa fluir, aprendendo com o pensamento, muitas vezes traumático, sem julgar, apenas enviando luz, tudo parece mais leve. E o processo de autocura começa a ocorrer.