ARTIGOS
Você é médium? Qual tipo de médium você é?
“Psicografia (do grego psyché, alma, e graphô, eu escrevo) – transmissão do pensamento dos Espíritos por meio da escrita, pela mão de um médium.
No médium escrevente a mão é o instrumento, mas sua alma, ou o espírito nele encarnado é o intermediário ou o intérprete do Espírito estranho que se comunica”, segundo definição do locutor, Claudio Palermo.
Assim, uma técnica muito utilizada no meio espírita para descrever o que um espírito desencarnado quer dizer é a psicografia. Nesse método geralmente é usado a própria mão do médium para tal feito.
Existem muitas formas de se comunicar com desencarnados para transmitir as mensagens espíritas. No entanto, segundo o Livro dos Médiuns, escrever à mão é a maneira mais fácil de ter relações mais duradouras, cômodas e rotineiras com os espíritos.
“A escrita tem sobretudo a vantagem de demonstrar de maneira mais material a intervenção de uma potência oculta, deixando traços que podemos conservar, como fazemos com a nossa própria correspondência”.
O codificador do espiritismo, Allan Kardec, fala sobre os tipos de médiuns
Médiuns de efeitos físicos
Esse tipo de pessoa tem como característica principal ser apto a desenvolver fenômenos materiais. Eles podem mover objetos e realizar ruídos dos mais variados. Além disso, são dotados de uma eletricidade natural. Kardec disse que eles podem alinhar sua energia elétrica a mediunidade e serem médiuns de efeitos físicos.
Médiuns sensitivos ou impressionáveis
Esse médium possui a habilidade de sentir impressões dos espíritos ao seu redor como se fossem uma roçadura sobre o seu corpo. É um tipo de mediunidade que se desenvolve pelo hábito. É necessário também treinar o médium no sentido dele saber se o que se aproxima é um bom ou mau espírito.
Médiuns audientes
Como o próprio nome diz, estes médiuns ouvem o que os espíritos dizem. É uma voz no íntimo que fala na mente deles como uma pessoa viva falaria. Para ouvir os espíritos mais salutares, este médium precisa estudar a doutrina espírita, principalmente, no que diz respeito a obsessão.
Médiuns falantes
Os médiuns audientes transmitem o que ouvem por meio da ação do espírito sob os seus órgãos da palavra. Assim, é a mesma maneira que os médiuns escreventes transmitem as seus mensagens por meio da escrita.
Médiuns videntes
Assim, se designam os médiuns que conseguem visualizar os espíritos. Alguns veem qualquer espírito, outros somente os que eles evocam, Esta faculdade se desenvolve naturalmente, não é preciso forçá-la.
Médiuns sonâmbulos
Um espírito pode se comunicar por um sonambulo. Ele expressa sua mediunidade por meio do do seu próprio espírito. Muitos veem espíritos como os médiuns videntes.
Médiuns curadores
Alguns médiuns possuem o poder de curar somente com o toque, olhar ou mesmo por um gesto.
Médiuns pneumatógrafos
Os médiuns escreventes são capazes de realizar escritas diretas. Esta faculdade mediúnica pode se desenvolver por meio do exercício.