Connect with us

ARTIGOS

Como se livrar da depressão? | Por Divaldo Franco

Published

on

divaldo franco

BLOG MUNDO MAIOR

A depressão é considerada por muitos como o mal do século XXI. Muito se fala sobre as causas que podem levar uma pessoa ao estado depressivo, mas todos concordam que essa é uma condição terrível e que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, podendo levar até consequências mais graves.

Para muitos espíritas, a depressão e a ansiedade causada por ela é resultado único e exclusivo da ação de espíritos obsessores. Isto pode ocorrer, é claro, mas na grande maioria dos casos esse pensamento é apenas uma transferência de culpa, para atribuir aos espíritos uma responsabilidade que na verdade é da própria pessoa.

Como tratar: Embora não exima o tratamento médico convencional, quando este for necessário, a oração é sempre um excelente caminho para tranquilizar o coração e mudar a sintonia dos pensamentos. Essa poderosa ferramenta de conexão com Deus além de ajudar a própria pessoa, contribui também para que os espíritos que estejam próximos possam ser auxiliados a encontrar a luz.

Segundo um colunista do site Espirito.Org, “só para esclarecer, o espírito obsessor nada mais é que uma vítima do passado, que se acha no direito de cobrar do seu algoz, mediante a lei de talião: olho por olho, dente por dente. Necessitando do concurso fraterno, da palavra esclarecedora, e do amor, para alforriá-lo do cativeiro do ódio e transformá-lo no benfeitor do amanhã”.

Vamos então à prece!

Jesus mestres dos mestres, amor que nos envolve e aquece,
a vida em nosso planeta está a cada dia mais difícil, há tanta violência,
tanta fome, tanta injustiça e dor…
e o coração se enche de amargura e a alma
fica triste e deprimida.

Nesse momento, então, venho à Tua presença
pedir que me ajudes a melhorar meus
estados de espírito… a fim de que eu possa
crescer no comando do meu próprio ser.

Faz-me lembrar que tudo passa,
que a nuvem escura irá embora, que o amigo voltará
a dobrar a esquina, vindo ao meu encontro…
E que a esperança renascerá no meu coração
e a fé ocupará os espaços vazios.

depressão

Toca meu coração com tua mão de luz para
que a sombra que a envolve seja transformada
em claridade, e a tristeza em alegria de viver;
para que meus olhos vejam como a vida esplende
ao sol e a natureza festeja a alegria de viver;
que as minhas emoções fiquem livres e leves e
minha alma vibre na tranqüila e jubilosa paz
da consciência voltada para Deus.

Faz-me lembrar ainda que o teu Evangelho foi
o maior dos sorrisos na história do pensamento humano,
e ajuda-me, assim, a sorrir também…

Por tudo isso e por tudo o mais te agradeço, Senhor da Vida.

Fonte: Clube Amigos da Boa Nova

Quer ler um livro e ouvir dois CDs muito interessantes, que falam sobre a depressão e que ajudam a iluminar quem sofre com ela?

Em Busca do Equilíbrio: Neste CD o tema Depressão – conhecido como a doença do século – é abordado com extrema responsabilidade e sensibilidade. Ressaltando suas origens como causas orgânicas, psicológicas e espirituais, assim como as formas de cura, este trabalho tem comoobjetivo auxiliar com sucesso e sob várias formas, revelando uma série de alternativas de solução. Ercília Zilli esclarece que não é de um momento para o outro que conseguimos mudar padrões de funcionamento, depois de meses ou anos habituados a pensar, sentir e agir de forma deprimida, porém, continuar tentando é de extrema importância para a recuperação.

Depressão – Uma História de Superação: Nesta obra o renomado autor Richard Simonetti em linguagem clara e objetiva oferece uma visão ampla das origens desse terrível mal à luz da Doutrina Espírita, com os subsídios para supera-lo ou evitar que ele nos surpreenda na jornada humana.

Depressão e auto-conhecimento: A cura real de todas as doenças está na vida interior de cada um de nós. O que ainda não sabemos é como acessar esses talentos e potenciais curativos na vida mental com os quais conseguiremos o tão almejado estado de saúde. A proposta de tratamentocomplementar da deoressão aqui abordada tem como foco a educação emocional e comportamentl para aprender a lidar com esta dor, que, muitoa antes de ser mental, é moral.

Continue Reading
Advertisement  
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

Twitter

Advertisement

Mais acessadas