Em alguns momentos de transição em nossa vida passamos naturalmente por um vazio sem explicação, um sentimento de que está faltando algo. E, diante da série de perguntas que chegam em nossa mente, precisamos refletir em busca da sabedoria. Uma profissional da área da psicologia pode nos auxiliar muito, mas também é necessário encontrar a essência da fé para o fortalecimento interior.
Será que realmente algo está faltando?
A primeira pergunta que precisamos nos fazer é se realmente algo está faltando. Ou seja, podemos estar cansados da rotina e precisamos de aprender uma coisa nova. Em outras palavras, movimentar energias que estão paradas em nossa vida, principalmente diante de tantas limitações provocadas nesses tempos de pandemia.
Muitas vezes temos apenas uma percepção errada de que algo está faltando. Assim, deixamos que esse pensamento se torne um sentimento pesado, sobrecarregando nossos dias com preocupações e questões que sequer existem.
A importância dos sonhos
Alimentar diariamente nossos sonhos é fundamental para manter a vibração que nos estimula diariamente a seguir a caminhada. Mas sempre precisamos aceitar o momento do descanso necessário, pois sem ele não teremos força para seguir a caminhada.
E quando nos falta sonhos? É o momento de ir em busca de nossa origem, seja atrás da oração, da leitura, da meditação. Sempre algum sonho ficou para trás e é momento de reciclar ele, adaptando o plantio e a colheita com as condições e necessidades atuais.
Reequilíbrio do tempo, sem culpa
Esse vazio existencial, um vazio sem explicação, pode ter origem também na autopinição, em uma cobrança exarcebada. Portanto, a recuperação da direção na vida requer esse perdão, com a prática do reequilíbrio do tempo, de que precisamos aceitar a nossa condição humana, falha e transitória.
Por fim, afastar toda a culpa por ter agido dessa ou daquela maneira. Pois sempre que praticamos o perdão com a gente mesmo, abrimos espaço para reciclar aquela energia que apenas vai fazer mal a nós e o universo. Ou seja, o que Deus quer é que seguimos em frente, fazendo sempre diferente e melhor. Para nós e ao próximo.