De acordo com o Espiritismo, a evolução atual do homem encarnado na Terra não permite que ele consiga compreender Deus. Ou seja, não seria possível descrever ou sentir, de uma maneira real e integral, o Criador. Interpretações diversas tentar descrever Deus, ou pelo menos explica-lo, mas não são a realidade. Mas a nossa conexão com ele é direta e nem sempre a percebemos.
A compreensão de Deus
‘A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui’, observa os espíritos em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.
‘A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor no seu quadro. Mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pinto que o concebeu e executou’.
Deus não está ouvindo as suas preces?
Com a vontade de que tudo ocorra no momento que desejamos, alguns acreditam que o Criador não está ouvindo as nossas preces. Mas a sucessão dos acontecimentos não acontecem dessa maneira.
Nem sempre o que desejamos é o ideal para a nossa vida naquele momento. Isso parece incompreensível diante do momento do desespero que cada um passa de maneira particular.
Mas até esse momento que a gente julga ser de apesar tristeza tem o seu valor para o nosso espírito.
Experiência para nos preparar para os sonhos
Se analisarmos momentos do nosso passado com a maturidade de hoje, iremos perceber que aquilo que tanto desejamos chegou no momento certo.
Ou seja, demorou mais do que desejaríamos, mas esse ‘atraso’ foi essencial para o nosso sonho se concretizasse de uma maneira sólida. Temos que cultivar o amor em nossa alma. E caminhar, sempre com gratidão.