ARTIGOS
Quem fundou Nosso Lar, segundo André Luiz
Afinal, quem teria fundado Nosso Lar, a mais divulgada cidade espiritual pela literatura kardecista? Teria ligação direta com a história material do Brasil?
Quem fundou Nosso Lar, segundo André Luiz
No livro ‘Cidade no Além’ (Chico Xavier e Heigorina Cunha), André Luiz revela que o Nosso Lar foi fundado ‘por portugueses distintos, desencarnados no Brasil, no século XVI, a partir de onde se localiza atualmente a Governadoria’.
‘Conta que, naquele trato de terra, onde se veem edifícios de fino lavor e onde se congregam vibrações delicadas e nobres, os fundadores encontraram ‘as notas primitivas dos silvícolas do país e as construções infantis de suas mentes rudimentares’, devendo, à custa de ‘serviço perseverante, solidariedade fraterna e amor espiritual’, conquistá-los e integrá-los para conseguirem seus objetivos’. À época, contava cerca de 1 milhão de habitantes.
Proteção
Mas como Nosso Lar se protege de espíritos inferiores? ‘Circundando toda a cidade, está a grande muralha protetora, onde se acham assestadas às baterias de projeção magnética, para defesa contra as arremetidas dos espíritos inferiores’, de acordo com o livro ‘Cidade no Além’.
Em seguida, a explicação, de ‘não deve estranhar porque, como sabemos, a cidade está situada numa esfera espiritual de transição, abrigando espíritos que ainda devem se reencarnar. Por fora da muralha, estão os campos de cultivo de vegetais destinado a alimentação pública’.
Nosso Lar 2
Estreia no cinema em 25 de janeiro de 2023 a sequência de Nosso Lar, lançado em 2010. Agora, inspirado no livro ‘Os Mensageiros’, também de André Luiz através da psicografia de Chico Xavier, publicado em 1944. A previsão para a compra antecipada dos ingressos é de 11 de janeiro.
A trama gira em torno de Aniceto, interpretado por Edson Celulari, que busca realizar o resgate de três pessoas, prestes a fracassar com suas missões. Ao UOL, o diretor fala sobre sua visão espiritual: ‘temos responsabilidades e projetos em comum, sofremos influências diretas e, principalmente, contamos com nossos protetores, mensageiros, como verdadeiros anjos da guarda’.