ARTIGOS
Qual foi o sistema inicial da mediunidade
O contato com a Espiritualidade ocorre há milênios, mas o Espiritismo nos trouxe um nível de clareza tal que esse conhecimento foi capaz de atingir milhares de pessoas. Mas como a mediunidade teve, de fato, início?
Qual foi o sistema inicial da mediunidade
No livro ‘Evolução em dois mundos‘, André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira, diz que ‘a intuição foi o sistema inicial de intercâmbio’. Assim, ‘facilitando a comunhão das criaturas, mesmo a distância’.
Mas como ocorreram as primeiras manifestações? Através do animismo tribal, ‘com a personalização das forças da natureza’, ressalta o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, da Federação Espírita Brasileira (FEB).
Mitologia popular
Dessa forma, deu início à mitologia popular. Em seguida, de acordo com Herculano Pires (‘O espírito e o tempo), a expressão religiosa: ‘o culto dos ancestrais’.
‘Os anais de todas as nações mostram que, desde épocas remotíssimas da História, a evocação dos espíritos era praticada por certos homens que tinha feito disso uma especialidade’, revela trecho do livro ‘O fenômeno espírita‘, de Gabriel Delanne.
Contato direto
Em conclusão: independente da versão religiosa, filosófica ou de pensamento, podemos estabelecer uma conexão invisível com o que acreditamos. Seja através da oração, da meditação profunda, passando pelo transe mediúnico, estamos em busca de autoconhecimento.
Embora possa parecer que estamos apenas nos doando na casa espírita, estamos na verdade curando de questões que ainda aflige nosso ser. Pois é justamente ao acessar essa camada de fraternidade, que o bem age de maneira plena com nossos problemas. Afastando sentimentos paralisantes, emoções que nos causam desequilíbrios diante dos desafios intransferíveis.
Afinal, estamos na Terra com uma missão específica. Mesmo que ela não seja límpida e aceita, está em curso de uma maneira sublime. Pois mesmo quando erramos, o caminho até o objetivo da encarnação é refeito. Mais tortuoso, é verdade, mas é refeito até que o despertar ocorra de maneira plena e não seja mais necessário voltar para o final da fila.