ARTIGOS
Os 4 tipos de comunicação mediúnica, segundo o Espiritismo
De todas as comunicações comuns vistas nos centros espíritas, quais precisamos estar em alerta? Esse texto busca responder essas e outras questões acerca do recebimento de informações e energia do mundo espiritual em uma casa espírita. O Espiritismo divide em quatro tipos a comunicação mediúnica.
Os 4 tipos de comunicação mediúnica, de acordo com o Espiritismo
Em ‘O Livro dos Médiuns’, Allan Kardec lista quatro tipos de comunicação mediúnica: grosseiras, frívolas, sérias e instrutivas. Cada uma depende muito do objetivo desse intercâmbio e também onde é realizada.
Em outras palavras, somente através de um grupo sério em uma casa espírita que segue os preceitos do kardecismo, poderemos confiar nas comunicações edificantes, para o despertar individual de cada membro, participante ou visitante.
Comunicações grosseiras, segundo o Espiritismo
Nessa categoria, termos chulos são utilizados. Cabe ao médium auxiliar no encaminhamento desse irmão para a luz, com auxílio dos outros integrantes da sessão.
Em outras palavras, de nada acrescentam para a coletividade. Mas é indispensável uma palavra de conforto para aquele espírito que pode estar revoltado com a situação que se encontra.
Frívolas
Nas palavras de Kardec, ‘emanam de espíritos levianos’. Também são chamados de ‘zombeteiros’, o que exige mentalização de encaminhamento pela equipe da casa.
Não se trata de expulsar, mas sim de oferecer uma palavra de conforto para que siga sua caminhada em busca de conhecimento.
Sérias
‘Objetiva um fim útil, ainda que de caráter particular’. Ou seja, mesmo se tratando de um desabafo interior, contribui para a coletividade.
Trata-se de um irmão que de alguma maneira foi atraído para a casa espírita – até mesmo acompanhando um dos visitantes – e está interessado em conhecer sua situação.
Instrutivas
Podem abordar até ‘as ciências, a moral, filosofia’. Em conclusão, até mesmo um mentor pode trazer um ensinamento valoroso para cada espectador, inclusive para os médiuns.
Podem ocorrer na abertura ou fechamento dos trabalhos de psicografia e desobsessão. Além das palavras, a própria presença é sentida com uma energia revigorante por todos. Ou seja, inconfundível se tratando de um espírito esclarecido.