Connect with us

ARTIGOS

O que Espiritismo diz sobre sofrer na hora da morte

Publicado

em

allan kardec hora da morte

Uma das questões que gera maior curiosidade, principalmente para os iniciantes na Doutrina Espírita, é sobre o possível sofrimento no momento da morte do corpo físico. Ou seja, o desencarne causa dor para todos que estão realizando a passagem para o mundo espiritual? De que maneira Allan Kardec define esse momento ainda recheado de mistério para a maioria de nós, mesmo espíritas com profundo conhecimento?

Visão do Espiritismo sobre sofrer na hora da morte

Allan Kardec, em o livro O Céu e o Inferno, descreve os instantes finais do espírito no corpo.

‘O último alento quase nunca é doloroso, uma vez que ordinariamente ocorre em momento de inconsciência, mas a alma sofre antes dele a desagregação da matéria, nos estertores da agonia, e, depois as angústias da perturbação’.

‘Mortes naturais’

A maioria das causas de nossas mortes são ‘naturais’. Ou seja, pela idade, por uma questão de Saúde e até por um acidente. Pois podemos estar resgatando questões do passado diante dessa provação na carne.

Em outras palavras, desde que não estejamos provocando uma situação para antecipar a nossa partida, a morte é considerada natural e terá o amparo e serenidade citada por Allan Kardec.

‘Mortes não naturais’, de acordo com o Espiritismo

De acordo com o Espiritismo, existem várias maneiras de procurarmos a morte, independente de ser através do ato de autoextermínio.

Por exemplo: a falta de cuidado com a Saúde, seja ela mental e corporal, é uma forma de suicídio. Afinal, não estamos zelando da maior ferramenta para o espírito aqui na Terra, local em que a evolução do ser é possível ocorrer de maneira mais rápida.

Em conclusão, precisamos fazer uma avaliação das nossas atitudes e estilo de vida. Assim, com as mudanças necessárias, conscientes, seremos capazes de não só evoluir. Mas também de deixar um legado, um pequeno tijolo, por assim dizer, na construção do mundo de regeneração.

Continuar Leitura
Publicidade

Mais acessadas