ARTIGOS
O que é o sonambulismo de acordo com o Espiritismo
O que o Espiritismo tem a nos dizer sobre o sonambulismo? Ele é um processo natural ou possui influência de fora para acontecer? Enquanto nosso corpo descansa, nosso espírito é atraído para locais do mundo espiritual ou nossa energia que nos leva até determinado tipo de lugar e companhias?
O que é o sonambulismo segundo o Espiritismo
Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec narra que o sonambulismo natural é ‘um estado de independência do espírito, mais completo do que no sonho, estado em que maior amplitude adquirem suas faculdades. A alma tem então percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito’.
Em outras palavras, nesse estado o espírito está em plena posse de si mesmo. Diferente de outras situações, a exemplo do transe e outros processos da mediunidade. Nesse caso, portanto, não há a influência de nada externo.
Principalmente durante o sono
Pois enquanto o corpo descansa, o espírito pode acessar, com sua própria vontade, locais do mundo espiritual. Trata-se de uma ação, de fato, espontânea, sem qualquer tipo de agente exterior.
Em outras palavras, nossa própria energia nos conecta com locais e companhias. Nesse ponto é possível imaginar algo parecido na Terra, onde frequentamos lugares e convivemos com pessoas que possuem gostos parecidos com os nossos.
A nossa responsabilidade
Uma simples oração, um pensamento positivo, de desejo de aprendizado. Essas atitudes são fundamentais para que tenhamos uma boa noite de sono. Acordando com o corpo descansado e com o espírito capaz de irradiar as melhores energias.
Em conclusão, somos responsáveis por onde frequentamos e companhias que atraímos. Assim, nos cabe renovar pensamentos e atitudes. Apenas dessa maneira conseguiremos melhorar nossos passos e consequentemente o nosso redor. Essa é uma grande contribuição para a evolução interior e da humanidade. Primeiro precisamos estar em equilíbrio para auxiliar o próximo.