Connect with us

ARTIGOS

Visão espírita sobre possivelmente morrer antes da hora

Published

on

Uma das dúvidas mais comuns para quem está iniciando o estudo da Doutrina Espírita é se alguém morre antes da hora. Ou seja, é possível que alguém volte para o plano espiritual antes do planejado? Afinal, por mais que tenhamos um planejamento aqui na Terra, será que ele pode ser alterado ao ponto de interromper a nossa missão?

Ninguém morre antes da hora?

‘Não há erro na hora da morte. A gente morre na hora exata, na hora certa, na hora que precisava morrer, exceto no caso de suicídio’, observa Alexandre Caldini, da TV Mundo Maior. Ele explica que no caso de acidente, apesar de não ser possível prever, mas aconteceu e existe uma explicação.

‘Frequentemente existe um culpado para o acidente. Podia não ter acontecido, mas aconteceu’, explica. Ou seja, existe uma ligação do fato com o resgate daquele espírito, que pode ter sido imprudente ou ‘vítima’. Mas nos dois casos não existe o que se pode chamar de erro na visão espírita. Podemos provocar a nossa morte pela imprudência, mas ela não seria fora de hora pois escolhemos através de nossas atitudes.

Colheita constante

Em outras palavras, estamos em constante colheita do que plantamos nesta e em outras vidas. Dessa forma, diariamente teremos questões mal resolvidas do passado nos convocando para serem resolvidas. Seja através de situações no campo familiar, mas também podendo alcançar questões cotidianas com pessoas desconhecidas, a exemplo de uma confusão no trânsito.

Mas também temos condições de continuar plantando enquanto se colhe o que não consideramos bom. Assim, teremos em um determinado tempo, a colheita de sentimentos, situações e conhecimentos melhores.

A transformação é imediata

Em conclusão, desde já, se assim desejarmos, temos a plena condição de iniciar essa transformação, que começa a nível de consciência. Afinal, quando despertamos para essa sabedoria espiritual, compreendemos que aquilo que hoje nos machuca é fundamental para a cura que desejamos.

Ou seja, sem todos os conflitos que negamos e tentamos evitar, não seremos merecedores e teremos capacidade de usufruir todas as conquistas que desejamos e iluminam nosso ser.

Continuar Leitura
Advertisement

Facebook

Mais acessadas