Connect with us

ARTIGOS

Mediunidade em crianças, segundo o Espiritismo

Published

on

mediunidade em criancas espiritismo

Afinal, o que o Espiritismo tem a nos dizer sobre mediunidade em crianças? E quando as manifestações ocorrem de maneira espontânea, como proceder?

Mediunidade em crianças, segundo o Espiritismo

Em ‘O Livro dos Médiuns‘, Allan Kardec observa que a mediunidade não deve ser desenvolvida em crianças ‘pois esses organismos débeis e delicados sofreriam por essa forma grandes abalos, e as respectivas imaginações excessiva sobreexcitação’.

Em outras palavras, existe uma necessidade de estudo e preparação. Por isso, a casa espírita oferece reuniões específicas para jovens, para que cada praticante da Doutrina tenha contato com o conteúdo equivalente ao seu desenvolvimento no momento correto.

Mediunidade espontânea

Mas sim, existem casos, raros, de mediunidade em crianças. Entretanto deve ocorrer de maneira espontânea. Ou seja, ‘está na natureza e que sua constituição se presta a isso’. O livro Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, da Federação Espírita Brasileira (FEB), aconselha para esses casos, ‘preces em favor dos espíritos que delas tentam acerca-se’. Além de passe, frequência às aulas de evangelização e Evangelho no Lar.

O Espiritismo não delimita uma idade para início do exercício pleno da mediunidade. Pois ‘depende inteiramente do desenvolvimento físico e, ainda mais, do desenvolvimento moral’.

Conhecimento espiritual

Em conclusão: ‘a prática do Espiritismo demanda tato, para inutilização de tramas dos espíritos enganadores’. Afinal, se adultos – até com conhecimento – já são alvos, os jovens podem ficar ainda mais expostos a esse tipo ataque.

Por isso, o perigo da prática da chamada ‘Brincadeira do Copo‘, quando abrimos uma janela para atuação espiritual não apenas em nossa casa. Mas também em nossa vida, o que pode culminar até mesmo em obsessão. Pois somos nós quem definimos o tipo de companhia que teremos, de acordo com a vibração do nosso ser, resultado das nossas atitudes e pensamentos. Quando estamos lidando de maneira irresponsável, passamos a ser presas fáceis para irmãos em grande desequilíbrio.

Continuar Leitura
Advertisement

Mais acessadas