ARTIGOS
Desequilíbrio espiritual: como lidar com ele
Existem, de fato, pessoas vivendo em plenitude. Podem ser espíritos já evoluídos, que vieram em missão evangelizadora, por exemplo. Mas também existem os que alcançaram essa sintonia ao enfrentar com abnegação os desafios. E a maioria, em desequilíbrio espiritual, como precisa lidar com essa condição?
Como lidar com o desequilíbrio espiritual
No livro ‘Roteiro‘, psicografado por Chico Xavier, Emmanuel revela que ‘mais de dois terços dos médiuns do mundo jazem, ainda, nas zonas de desequilíbrio espiritual, sintonizados com as inteligências invisíveis que lhes são afins’.
Ou seja, nós somos os responsáveis pelas nossas companhias. De maneira semelhante à vida física, podemos participar de um grupo que se reúne para beber. Portanto, energias e situações desagradáveis estão presentes e ocorrem em nossa vida após abrirmos uma brecha.
Todos somos médiuns
Na mesma obra, Emmanuel ressalta que a mediunidade ‘é uma energia peculiar a todos’. O que muda é o grau. Assim, quem se dedica à psicografia na casa espírita, por exemplo, está cada vez mais desenvolvendo a mediunidade.
Entretanto, não quer dizer que quem seja ateu, mas que faça uso excessivo de bebida alcoólica, não tenha forte contato espiritual. A Doutrina Espírita respeita todas religiões e reconhece que não é preciso seguir uma crença para viver o Evangelho.
Autoconhecimento
Em conclusão: o que o Espiritismo nos alerta é a nossa sintonia. Afinal, o que estamos recebendo não seria o que estamos emitindo para o Universo? A busca por esse autoconhecimento faz toda a diferença na maneira de lidar com as questões aflitivas, independente de qual crença ou de ter uma.
Pois somos seres milenares, em mais uma das centenas de encarnações, em busca de amar mais e perdoar ainda mais. Alguns vieram doar mais do que receber, mas ainda assim temos que ter a consciência da importância de doar e estar aberto a aprender. Nos reconhecer espíritos em uma condição humana, que é a maior de todas as escolas.