ARTIGOS
As três principais ordens de espíritos
De acordo com o Espiritismo, quais as três principais ordens de espíritos? Quais as características principais de cada uma delas?
As três principais ordens de espíritos
Em ‘O Livro dos Espíritos‘, Allan Kardec ressalta a existência de três principais ordens de espíritos: os que atingiram a perfeição, aqueles que desejam o bem e, por fim, os imperfeitos, que ainda carregam más paixões e a ignorância.
‘Seu número é ilimitado, porque não há entre essas ordens uma linha de demarcação traçada como uma barreira, de modo que se podem multiplicar ou restringir as divisões à vontade. No entanto, considerando as características gerais dos espíritos, pode-se reduzi-las a três ordens principais’.
Nossa missão na matéria
Claramente, a maioria dos encarnados, estão na segunda e terceira ordem. Mas claro que estamos rodeados de alguns seres de luz, que retornam à Terra com uma missão anônima e outros que se destacam com extenso trabalho ao próximo – o que não o torna mais ou menos importante aos olhos da Espiritualidade Maior.
Afinal, cada um está em um processo evolutivo diferente. E o despertar é interior, não servido de parâmetro nada externo. Apenas nossa consciência é capaz de mensurar a vitória sobre nós mesmos. Por isso, a comparação se trata de um desgaste totalmente desnecessário.
Imaterial
Principalmente porque a comparação que fazemos hoje com base nas redes sociais, na maioria dos casos, é material. Quando, de fato, estamos na Terra em busca de conquistas imateriais, que não dependem de competição e sim de despertar.
Se sentir na segunda ordem de espíritos já é uma enorme evolução diante da mistura infinita de energias presentes na humanidade. Em seguida, com a humildade estampada na alma, teremos condições de iniciar a caminhada à perfeição. Que não significar alcançar a pura luz e sim ascender a um patamar de auxiliar no despertar da luz do próximo. Pois ainda sempre teremos algo a cumprir, a conquistar e, também, a renunciar.