ARTIGOS
O que o Espiritismo diz sobre a consciência ao reencarnar
Em que momento o espírito que reencarna tem pelo menos a base da sua consciência? Logo ao nascer? Na meia idade? Ou isso nem chega a acontecer? De acordo com o Espiritismo, existe um período de esquecimento antes de retornar à Terra? Nascemos na família que precisamos, no país e na cidade de acordo com nossa missão? Ou seja, todos os detalhes são planejados ainda no plano espiritual?
A consciência do espírito
‘Assim que o cérebro vai se tornando mais maduro, mais preparado, ele começa a sentir que essas ideias vão voltando pouco a pouco’, explica André Luiz Ruiz, da TV Mundo Maior.
Ou seja, antes desse período, o retorno, mesmo que básico da consciência iria trazer uma sobrecarga desnecessária. Além de impedir o processo de aprendizagem tão importante para a nova experiência.
Processo de esquecimento do espírito
Acessamos pouca informação de vidas passadas. Entretanto, de maneira inconsciente, usufruímos de maneira inconsciente de vários dos nossos conhecimentos, que passam a ser aprimorados com essa nova vida.
Caso contrário, o espírito teria uma sobrecarga emocional que o corpo não suportaria. Ou seja, a vida material não existiria.
A reencarnação é concluída apenas no 7º ano de vida
De acordo com o Espiritismo, a reencarnação é concluída apenas no 7º ano de vida, momento que o espírito atinge a terceira e última etapa do processo de reencarnação.
O primeiro estágio é a concepção, que ocorre na fecundação. Em seguida, o renascimento e o momento que o bebê vive fora do útero da mãe.
Esse espírito já tem um planejamento do local de sua atuação. Ou seja, um país, uma cidade e na maioria dos casos até o campo profissional que deseja atuar.
Por perto, familiares com ligações de outras vidas, que nos auxiliam nessa missão e também em nosso melhoramento, mesmo os que tanto criticamos e que acreditamos que nos atrapalha.