Connect with us

ARTIGOS

A utilidade das manifestações espirituais físicas

Publicado

em

manifestacoes espirituais

Mas qual seria a utilidade das manifestações espirituais físicas, de acordo com o Espiritismo? O que Allan Kardec nos explica sobre a manifestação de espíritos considerados inferiores na escala evolutiva?

A utilidade das manifestações espirituais físicas

Kardec, na Revista Espírita, edição de janeiro de 1858, observa que ‘os espíritos que se revelam por efeitos materiais são, em geral, de ordem inferior. Divertem ou espantam aqueles para quem os espetáculos visuais têm mais atrativos que o exercício da inteligência; são, de alguma sorte, os saltimbancos do mundo espírita. Algumas vezes agem espontaneamente; outras vezes, por ordem de espíritos superiores’.

Mas por que poderiam agir por ordem de espíritos superiores? Por exemplo: para testar, ou alertar, um grupo espírita, que ainda precisa de mais estudos para desempenhar com plenitude o atendimento fraterno.

Utilidade

‘Se as comunicações dos espíritos superiores oferecem um interesse mais sério, as manifestações físicas têm igualmente utilidade para o observador’. Ou seja, ‘revelam-nos forças desconhecidas da natureza e nos oferecem o meio de estudar o caráter e, se assim nos podemos exprimir, os costumes de todas as classes da população espírita’.

Em outras palavras, cabe-nos praticar a caridade a compaixão. Estamos todos em processo evolutivo e o caminhar do irmão ainda em desequilíbrio – condição que já nos encontramos – pode se tornar mais penoso se não encontrar nosso ombro amigo, com doação de conhecimento, luz e orientação.

Zombeteiros

Porém, em decorrência da atuação dos espíritos zombeteiros, devemos estar vigilantes com nosso ego principalmente. Pois é a vaidade que, por vezes, nos ‘derruba’ em nossa caminhada com a mediunidade, faculdade que possuímos para evoluir, mas com a condição de ajudar os irmãos que necessitam de luz e conhecimento.

Portanto, uma casa espírita afinada, com estudo e caridade, autoconhecimento dos médiuns e humildade, será um porto sempre seguro para o trabalho responsável de comunicação entre os dois mundos.

Continuar Leitura
Publicidade

Mais acessadas