ARTIGOS
Porque Nosso Lar é dividida em seis partes
Afinal, como é a divisão de Nosso Lar, a cidade espiritual mais divulgada pela literatura de Allan Kardec? Além da parte administrativa e moradias, existem parques arborizados.
Porque Nosso Lar é dividida em seis partes
No livro ‘Cidade no Além‘ (Chico Xavier e Heigorina Cunha), André Luiz revela que Nosso Lar ‘tem a forma de uma estrela de seis pontas’. Localizando-se a Governadoria no centro do círculo em que está inscrita a estrela. Em seguida, explica que ‘da Governadoria partem as coordenadas que dividem a cidade em seis partes distintas’.
São elas, partindo da Governadoria, os espaços correspondentes aos Ministérios da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação, do Esclarecimento, da Elevação e da União Divina. ‘Assim, a cidade está dividida em seis módulos, cada um deles partindo da Governadoria, junto à qual se eleva à torre cada Ministério, configurando-se como o centro administrativo’.
Parques
‘Nos espaços que medeiam entre um núcleo habitacional e outro, seja em direção à muralha seja em direção ao núcleo correspondente ao Ministério vizinho, existem grandes parques arborizados’. Abrigam construções para lazer ou serviço dos moradores.
‘Vê-se, por exemplo, no parque do Ministério da Regeneração, a locação do seu Parque Hospitalar, no Ministério da União Divina, o Bosque das Águas e, no Ministério da Elevação, o Campo da Música, todos referidos no livro Nosso Lar’. Sendo que ‘cada núcleo residencial é cortado, no centro, por ampla avenida arborizada. Que o liga à praça principal e a Governadoria, e que se inicia junto à muralha’.
Praça central
‘Com piso semelhante ao alabastro, com muitos bancos ao seu redor, sendo que, nos espaços em que se vê o encontro dos vértices das bases dos triângulos, por detrás dos bancos, existem fontes luminosas multicoloridas e, em torno delas, flores graciosas e delicadas’.
Quanto mais ‘graduado’ o trabalhador, mais próximo da praça reside. ‘Essas casas pertencem à comunidade e se um trabalhador se transfere para outro Ministério, deve mudar-se também para residir junto ao seu local de trabalho. Os quadros que se veem desenhados dentro do triângulo, e junto à muralha, são quadras onde se erguem as residências’.