O sonambulismo é debatido de maneira vasta pela literatura espírita. Pois acreditamos que enquanto nosso corpo descansa, nosso espírito acessa regiões do outro plano. Em certas ocasiões, podemos nos levantar com conhecimentos que podem auxiliar diretamente nossa vida.
Sonambulismo e o contato com espíritos, segundo o Espiritismo
Em ‘O Livro dos Espíritos‘, Allan Kardec observa que sonâmbulos podem revelar ‘conhecimentos acima do grau de instrução que possuem e mesmo superiores às suas aparentes capacidades intelectuais’. Isso porque são capazes de acessar com lucidez informações ‘adormecidas’ em sua atual encarnação.
‘A alma tem percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito. No sonambulismo, o Espírito está na posse plena de si mesmo’. Ou seja, certas pessoas possuem clareza que se trata de um contato espiritual e não apenas reflexões mentais ou um sonho.
Todo sono tem um propósito
A cada ciclo de 24 horas, passamos cerca de 8 horas dormindo. Mas a maioria de nós não vai para cama de maneira consciente. Embora seja também uma necessidade de descanso do corpo, para nós espíritas, uma oportunidade de reencontrar entes queridos e também de aprender.
Em outras palavras, estamos em contato constante com espíritos com a mesma vibração. Alguns ligados com a nossa missão aqui na Terra. Dessa maneira, nos intui com o viés coletivo, fazendo do nosso dia a dia uma semente do bem na vida de mais pessoas.
Higiene do sono
A vida agitada da modernidade, com inúmeras telas, prejudica o sono natural. Além dessa ansiedade provocada por inúmeras informações em um só dia, alimentação pesada e uso de alimentos e bebidas em excesso também prejudica nossa vibração.
Em conclusão: precisamos buscar o silêncio e a prece antes de deitar, com a consciência de que nosso espírito naturalmente deixa o corpo. E para onde ele vai depende da nossa vibração. Portanto, cabe o nosso desejo interior de sempre buscar conhecimento e iluminação para as questões que aguardam nosso amor e coragem.