O que o Espiritismo nos convida a pensar sobre o espírito saber o que vai passar na Terra? Podemos estar realmente na última encarnação ou essa é apenas mais uma da caminhada que, em breve, passa novamente pela nossa experiência terrena?
Sobre o espírito saber o que vai passar na Terra, segundo o Espiritismo
Em ‘O Livro dos Espíritos‘, Allan Kardec revela na questão 258, que o próprio espírito ‘escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio‘. Em outras palavras, a programação ocorre ainda no plano espiritual, renascendo no seio familiar em que precisamos exercer o amor e o perdão.
Ninguém nasce para sofrer. Mas até encontrar verdadeiramente a condição de exercer o amor e o perdão, sofrer é natural. E por que essa provação ocorre na carne e não no plano espiritual? Pois é onde somos capazes de evoluir de maneira mais rápida, com a profundidade que o aprendizado na matéria nos proporciona.
A última ou mais uma encarnação
Pode-se dizer que é raríssimo um espírito que esteja em sua última encarnação, levando em conta a evolução dos moradores da Terra. Mas sim, com certeza, eles existem. São seres sem vaidade e que não dão publicidade para seus feitos, alguns até desconhecidos do grande público.
Isso porque um espírito já bastante adiantado tem apenas questões pontuais para ‘resolver’. Ou até mesmo decide retornar para ajudar um irmão com quem tem muita afeição, claramente contribuindo para a humanidade com isso. Só que não seria lembrando como um missionário, a exemplo de Chico Xavier.
Livre-arbítrio
Em conclusão: nascemos com o benefício do esquecimento justamente para não recordarmos que um irmão pode ter nos prejudicado por séculos. Assim, com o livre-arbítrio ainda no plano espiritual, retornamos para a matéria, para o convívio diário com esse irmão (sem a carga da história, que seria insuportável), sendo inspirado pela Espiritualidade a exercer o amor e o perdão.
Muitos conseguem o objetivo. Outros eliminam o sofrimento antes do programado por serem capazes de encontrar a cura através da leveza desses sentimentos. Outros podem piorar a carga energética negativa, lidando com violência com uma questão de vidas passadas.