Afinal, quando e onde ocorreu a primeira reunião espírita do Brasil? Qual figura está associada a esse primeiro passo das obras de Allan Kardec em território nacional?
Onde foi a primeira reunião espírita no Brasil
Em extensa reportagem sobre a consolidação do Espiritismo no Brasil, a revista Aventuras na História conta sobre a primeira reunião espírita no território nacional. Em 17 de setembro de 1865, em Salvador. Grupo reunido pelo jornalista baiano Luiz Olímpio Teles de Menezes.
Além de discussões e reflexões sobre a vida após a morte, o grupo ‘evocava algum tipo de comunicação com os mortos’. Recebendo uma carta mediúnica de um espírito que se apresentou como ‘Anjo de Deus’.
Psicografia
‘O texto psicografado, recheado de mensagens de esperança e fé, sensibilizou os participantes naquela que é considerada a primeira sessão espírita e início oficial do Espiritismo no Brasil. O encontro daquela noite na capital baiana também celebrou o começo das atividades do Grupo Familiar do Espiritismo, primeiro centro espírita brasileiro destinado à formação e disseminação da Doutrina no país’.
Allan Kardec publicara há menos de uma década ‘O Livro dos Espíritos‘. Filiado a sociedade espíritas europeias, chegou a manter contato com o próprio codificador. Foi o tradutor do primeiro livro espírita do Brasil, ainda de acordo com a revista Aventuras na História, ‘Filosofia Espiritualista’.
Igreja
Menezes enfrentou então uma forte reação da Igreja Católica às novas ideias publicada em seu jornal, ‘O Écho D’Além Tumulo’. Em 1867, por exemplo, uma carta pastoral do então arcebispo da Bahia, dom Manuel Joaquim da Silveira, ‘condenava severamente a prática e as ideias sobre reencarnação e comunicação entre os vivos e os mortos’.
‘Em resposta aos ataques feitos pela mão pesada da Igreja, Teles de Menezes escreveu uma carta de 82 páginas ao bispo, em defesa das ‘doutrinas do espiritismo”.