O que acontece com nosso espírito durante o sono

De acordo com o Espiritismo, o que acontece com nosso espírito durante o sono? Toda noite, enquanto o corpo físico descansa, o espiritual visita alguma região no mundo astral?

O que acontece com nosso espírito durante o sono

Allan Kardec, em ‘O Livro dos Espíritos‘ (1857), esclarece que ‘durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, então, não precisando o corpo de sua presença, o espírito se lança no espaço e entra em relação mais direta com os outros espíritos’.

Ou seja, quando o corpo descansa, o espírito, mediante sua vibração, irá de encontro com aquela faixa de sintonia. Em outras palavras, até de maneira inconsciente, somos atraídos até determinada região do astral. Por exemplo: uma cidade espiritual, onde podemos receber amparo ou conhecimento, até locais em que seguimos alimentando nossos vícios e desejos menores.

Preocupações

Quem consegue realmente descansar no período noturno de maneira natural? Infelizmente, diante da cobrança da vida moderna, estímulos infinitos (informações, telas, trânsito), milhões precisam de ajuda medicamentosa para ‘desligar’ o corpo.

Claro que isso não impede que nosso espírito encontre conhecimento no mundo espiritual para auxiliar nossa missão na Terra. Entretanto, quando não alcançamos certo equilíbrio emocional, o sono pode variar tanto ao longo da noite que despertamos cansados e a sintonia do ser não consegue aumentar. Logo, afetando todas as partes da nossa vida.

Um terço

Em conclusão: passamos um terço da encarnação dormindo. Mas, na visão espírita, não apenas para refazimento do corpo físico. Ou seja, nosso espírito, através do cordão de prata, acessa locais, sensações e conhecimento que não estão ao alcance do corpo físico.

Assim, quando melhor o uso, naturalmente melhor será nossa vida na matéria. E, embora na matéria, quanto mais conseguimos viver com a consciência espiritual, compreendendo o aprendizado das dificuldades, mais estaremos com a mente em evolução, o que diminui sofrimentos e até elimina provas que programamos antes de encarnar.

Daniel Polcaro: