Wagner de Assis dirige a gravação de mais um filme com temática espírita. Desta vez, a história das Irmãs Fox, que ficaram conhecidas pelo fenômeno das mesas girantes.
O filme brasileiro que vai contar a história das Irmãs Fox
‘Há uma relevância enorme em ver como, desde aqueles tempos, temos algumas coisas que não mudam: as mulheres pioneiras, um mundo em busca de respostas para suas questões mais profundas – de onde viemos, para onde vamos, qual o sentido de nossas vidas – assim como erros e acertos com questões espirituais’, observa o diretor. As gravações tiveram início em 6 de novembro em fazendas no interior do Rio de Janeiro e cidades antigas dos Estados Unidos, de acordo com a Federação Espírita Brasileira (FEB).
‘Vamos filmar o início do que o escritor Arthur Conan Doyle batizou de ‘uma invasão organizada’ dos espíritos. Só que essa invasão teve um preço que resulta na incrível história épica dessas mulheres. O filme é, também, uma retratação histórica que destaca o valor e esforço delas por uma causa humana e espiritual em função de um mundo melhor’.
Quem são as Irmãs Fox
Kate, Leah e Maggie Fox foram percursoras do chamado, nas palavras da FEB, do Moderno Espiritualismo Ocidental. As mesas girantes tiveram início em 31 de março de 1848, praticamente 9 anos antes da primeira obra de Allan Kardec, ‘O Livro dos Espíritos’.
A primeira foto publicada pela produtora (Cinética Filmes, com coprodução da Star Original Productions) reproduz registro clássico, com participação das atrizes Jamie Hughes, Sionne Elise e Marie Mchugh, informa o portal Papo de Cinema.
Mesas girantes
Na introdução de ‘O Livro dos Espíritos‘, Allan Kardec observa que a movimentação de objetos ‘parece ter sido notado primeiramente na América’. Mas que ‘a História prova que ele [o fenômeno] remonta à mais alta antiguidade’.
Ocorrendo ‘rodeado de circunstâncias estranhas, tais como ruídos insólitos, pancadas sem nenhuma causa ostensiva’. Assim, se propaga ‘rapidamente pela Europa e pelas outras partes do mundo’. E completa que, diante da ‘multiplicidade’ das ocorrências, a incredulidade acabou desaparecendo’.