Materialização de ‘cristais luminosos’ em sessão de Kate Fox

Afinal, o que seriam os ‘cristais luminosos’ durante as sessões da médium Kate Fox? Por que primordialmente esses fenômenos foram decisivos para o estudo do espiritualismo de maneira ampla pela sociedade do século XIX?

Materialização de ‘cristais luminosos’ em sessão de Kate Fox

Arthur Conan Doyle, no livro ‘A História do Espiritualismo‘ (1926) relata a ‘produção de substâncias luminosas’ durante as sessões da médium Kate Fox. ‘Na presença da Sra. Makdougall Gregory, do Sr. W. H. Harrison – editor de um jornal londrino – e outros, houve aparecimento de mão carregando material fosforescente de cerca de 4 polegadas quadradas. O qual se projetou o chão e tocou a face de um dos assistentes’.

‘Verificou-se que o material era de natureza fria. A Srta. Rosamund Dale Owen, ao relatar o mesmo fenômeno, descreve o objeto como ‘cristais luminosos’, afirmando jamais ter visto materialização que causasse uma sensação tão real da proximidade de um espírito como a dessas luzes graciosas’.

Deslocamento de livros

‘O autor pode confirmar a natureza fria desse tipo de luz, pois, certa feita, com outro médium, sentiu luminosidade semelhante em sua face por alguns segundos. A Srta. Owen também fala do deslocamento de livros e pequenos enfeites, além do de uma pesada caixa de música, aproximadamente 25 libras [cerca de 12 quilos], transportada de um console. Havia, neste último caso, a peculiaridade de que a caixa de música não funcionava durante vários meses até aquele instante, quando as forças invisíveis a consertaram, pondo-a em movimento’.

Filme

O diretor Wagner Assis, que também esteve à frente das maiores produções brasileiras com temática espírita, está rodando filme sobre as Irmãs Fox. As gravações iniciaram no início de novembro de 2023 em fazendas no interior do Rio de Janeiro, mas também em cidades antigas dos Estados Unidos.

‘Vamos filmar o início do que o escritor Arthur Conan Doyle batizou de ‘uma invasão organizada’ dos espíritos. Só que essa invasão teve um preço que resulta na incrível história épica dessas mulheres. O filme é, também, uma retratação histórica que destaca o valor e esforço delas por uma causa humana e espiritual em função de um mundo melhor’.

Daniel Polcaro: