Influência espiritual sem percebermos

O que o Espiritismo nos fala sobre a influência espiritual que ocorre sem que possamos, de fato, perceber? O que fazer para melhorar a nossa sintonia vibracional?

Influência espiritual sem percebermos

No livro ‘Roteiro‘, Emmanuel (através da psicografia de Chico Xavier) ressalta que ‘o homem permanece envolto em largo oceano de pensamentos’. Assim, ‘nutrindo-se de substância mental, em grande proporção. Toda criatura absorve, sem perceber, a influência alheia nos recursos imponderáveis que lhe equilibram a existência’.

Pois, ‘a mente, em qualquer plano, emite e recebe, dá e recolhe, renovando-se constantemente para o alto destino que lhe compete atingir. Estamos assimilando correntes mentais, de maneira permanente’.

Vibrações

Emmanuel afirma que somos ‘afetados pelas vibrações de paisagens, pessoas e coisas que cercam’. Por isso, a necessidade de selecionar não apenas lugares com proteção energética. Mas também pessoas capazes de nos acrescentar.

O que não quer dizer nos isolar, ou negar pessoas com baixa vibração. Porém compreender que precisamos renovar nossa energia e, para isso, a necessidade de higienizar os pensamentos e fluidos, tal qual tomar banho diariamente. Que logicamente passa pelas relações pessoais, em saber se preservar.

Mediunidade

Em conclusão: somos espíritos encarnados, em constante contato com o mundo imaterial, e selecionar as energias é mais do que preciso. Nas palavras da Federação Espírita Brasileira (FEB), na obra ‘Mediunidade: estudo e prática’, ‘aprendendo a absorver as boas influências e neutralizar as más’.

Por isso, a busca pelo autoconhecimento, independente de religião. Pois nossa conexão com a chama da Espiritualidade Maior é interior, sendo despertada de maneira única e particular. Alguns através da meditação, outros pelo estudo da mediunidade e a prática da caridade. Afinal, existem espíritos evoluídos – não apenas nosso anjo da guarda – querendo a vibração necessária para entrar em contato e não apenas nos amparar. Mas auxiliar em nossa missão aqui na Terra, a maior de todas as escolas.

Daniel Polcaro: