ALETEIA
Está sendo compartilhada nas redes sociais esta bela foto de uma flor cuja forma recorda a de muitas imagens dedicadas a representar Nossa Senhora.
Não precisamos atribuir caráter “milagroso” ou “sobrenatural” a um fenômeno para apreciarmos a sua beleza e capacidade de inspiração.
Milagre?
Não se pode falar tecnicamente em milagre quando existem explicações científicas plausíveis para um acontecimento. É muito comum que elementos da natureza apresentem formas curiosas e inspiradoras, inclusive recordando pessoas.
Pode acontecer com flores, com a disposição dos ramos de uma árvore, com as nuvens, com os contornos de uma montanha, com as curvas de um rio fotografado do alto…
É relativamente frequente que se compartilhem nas redes sociais diversas imagens cujo aspecto remete de algum modo à Mãe de Jesus. Inclusive, é comum que algumas pessoas se refiram a tais imagens como “milagres”, um termo que, na grande maioria dos casos, é bem intencionado, mas precipitado e equivocado caso se pretenda usá-lo como termo técnico.
Milagres são fenômenos cientificamente inexplicáveis, que contradizem as regras da natureza conforme as conhecemos. São necessários criteriosos e detalhados estudos científicos para que algum fenômeno possa ser oficialmente declarado como de caráter sobrenatural.