Segundo o Espiritismo, os espíritos superiores podem estar presentes nas reuniões fúteis? E no caso da reunião de desobsessão, que ocorre de maneira reservada, nas casas espíritas?
Espíritos sérios em reuniões fúteis, segundo o Espiritismo
No ‘Livro dos Médiuns‘, Allan Kardec observa que ‘os espíritos superiores não vão às reuniões onde sabem que a presença deles é inútil’. Mas o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, da Federação Espírita Brasileira (FEB), ressalta que eles ‘vão boamente às reuniões pouco instruídas’ no caso de existir naquele grupo ‘sinceridade de propósito’.
Pois é possível que ‘os médiuns não ofereçam maiores recursos mediúnicos’. Entretanto, realmente se afastam, se prevaleçam sentimentos como a ironia, vaidade e orgulho.
Propósito
Em outras palavras, o propósito da reunião define que tipo de companhia vai existir. Exemplo: qual tipo de espírito está presente na ‘Brincadeira do Copo’, com um grupo que pode estar ‘jogando’ sob efeito álcool, e aquele presente em uma reunião de psicografia na casa espírita?
Quando estamos abrindo a mediunidade, mesmo sem saber que a temos e estamos expandindo a consciência, proporcionamos brechas para alguma energia ou presença espiritual agir. E ela será da vibração predominante do nosso ser naquela época da nossa vida.
Evangelho no Lar
Uma das dicas mais importantes do Espiritismo, o Evangelho no Lar, atrai sempre espíritos de luz justamente pelo propósito daquela reunião, principalmente quando marcamos dia e horário semanais. Mesmo com conhecimento superficial, o simples bate-papo familiar sobre fé, é capaz de realizar uma higiene de pensamentos.
Além, claro, de pode encaminhar para a luz irmãos em desequilíbrio que possam estar nos fazendo companhia. Em outras palavras: muitas vezes podemos achar repetitivo esse ou aquele conteúdo que estamos sendo espectadores. Mas pode ser determinante para o despertar de um obsessor que nos acompanha. Logo, nos trazendo leveza para seguir a caminhada com mais confiança em nossos passos.