Diferença entre bicorporeidade e transfiguração

De acordo com o Espiritismo, qual a diferença entre bicorporeidade e a chamada transfiguração? Qual o exemplo bíblico desse segundo fenômeno?

Diferença entre bicorporeidade e transfiguração

De acordo com a Federação Espírita Brasileira (FEB), no livro ‘Mediunidade: estudo e prática’, na bicorporeidade ‘o encarnado desliga-se parcialmente do seu corpo físico e, enquanto este parmanece adormecido em um local, o espírito se desloca no espaço, tornando-se visível em outra localidade, às vezes muito distante de onde está o seu corpo’. Mas ‘a visibilidade pode ser rápida e fugaz, ou nítida e prolongada’.

Já a chamada transfiguração, citando Allan Kardec (‘O Livro dos Médiuns‘, 1861), ‘consiste na mudança de aspecto de um corpo vivo’. Em outras palavras, ‘a aparência e a expressão fisionômica do encarnado mudam repentinamente, adquirindo outras características’.

Bíblica

Ainda citando a FEB, ‘o melhor e maior exemplo de transfiguração de que temos notícia foi a de Jesus, ocorre no Monte Tabor, na qual ‘o rosto e as vestes do Senhor resplandeceram como o sol”.

Kardec, em ‘O Livro dos Médiuns’, explica que ‘durante o sono o espírito readquire parte da sua liberdade, isto é, isola-se do corpo e é nesse estado que, em muitas ocasiões, se tem ensejo de observá-lo. Mas o espírito, quer o homem esteja vivo, quer morto, traz sempre o envoltório semimaterial que, pelas mesmas causas de que já tratamos, pode tornar-se visível e tangível’.

Eurípedes Barsanulfo

O médium mineiro, de Sacramento, é talvez o grande exemplo narrado pela literatura espírita. Chegando ao ponto de algumas pessoas desconhecerem o fato que estavam recebendo a visita de um espírito encarnado materializado. Enquanto isso, seu corpo físico estava adormecido em sua casa.

Secretário da Irmandade de São Vicente de Paulo de sua cidade, chegou a participar ativamente da fundação do jornal Gazeta de Sacramento, além do Liceu Sacramentano. Ainda de acordo com a União Espírita Mineira (UEM), durante uma sessão espírita, recebeu mensagem de Vicente de Paulo, o convocando para o despertar espiritual.

Daniel Polcaro: