Diferença de médium de pressentimento e médium profético

Afinal, qual a diferença de médium de pressentimento e médium profético, de acordo com o Espiritismo? Quais as características listadas por Allan Kardec em cada uma dessas categorias?

Diferença de médium de pressentimento e médium profético

Allan Kardec, no ‘Livro dos Médiuns‘, revela que o médium de pressentimento tem ‘uma imprecisa intuição das coisas futuras’. Assim, essa ‘espécie de dupla vista’, possibilita que tome conhecimento de ‘consequências de coisas presentes’. Mas também pode resultar ‘de comunicações ocultas, que fazem de tais pessoas uma variedade dos médiuns inspirados’.

Já no caso os médiuns proféticos ‘recebem, com a permissão de Deus e com mais precisão do que os médiuns de pressentimentos, a revelação de coisas futuras’. Mas precisam ser de ‘interesse geral’. Essa categoria também é considera uma variedade de médiuns inspirados.

Interesse geral

Embora possamos receber informações e inspirações para questões particulares, no caso desses dois médiuns o objetivo se expande. São informações sobre algo que afeta o coletivo, podendo evitar uma tragédia ao inspirar uma comunidade, por exemplo, a proceder de determinada maneira.

Um orador, em uma casa espírita, falando para um grupo de pessoas e até com transmissão via internet, está buscando inspirar inúmeros corações. Portanto, a mensagem passada está sendo ‘ditada’ de modo a despertar o melhor de cada espectador diante dos desafios que está enfrentando.

A presença da Espiritualidade

Em conclusão: a Espiritualidade está presente de diferentes maneiras em nossa vida. Seja através do pensamento real, de inspiração direta, como também no caso de um estranho no ponto de ônibus, que nos oferece uma palavra amiga, sem saber nada de nossa situação.

Pois apesar de passarmos exatamente pelo o que precisamos para cumprir a nossa missão evolutiva na Terra, teremos o apoio necessário. Mas é preciso estar com a consciência aberta, com o coração em sintonia com o bem, para que a ajuda encontre a janela aberta da alma para auxiliar.

Daniel Polcaro: