Afinal, de que maneira os espíritos ajudam em nossa evolução? Como eles auxiliam na solidificação do conhecimento que liberta o ser da matéria, fazendo a humanidade, de fato, progredir?
Como os espíritos ajudam em nossa evolução
Em ‘A Gênese‘ (1868), Allan Kardec observa que ‘homens progridem incontestavelmente por si mesmos e pelos esforços da sua inteligência’. ‘Mas, entregues às próprias forças, só muito lentamente progrediriam, se não fossem auxiliados por outros mais adiantados, como o estudo o é pelos professores’.
Em outras palavras, ‘todos os povos tiveram homens de gênio, surgidos em diversas épocas, para dar-lhes impulso e tirá-los da inércia’. Assim, o conhecimento de apenas um ser encarnado é capaz de despertar a luz interior em número considerável de pessoas, que por sua vez pode multiplicar esse conhecimento.
Papel dos espíritos
Entretanto não se trata apenas de casos de espíritos evoluídos reencarnados. Mas também de espíritos em evolução que se dedicam de tal forma em sua missão que estabelece forte conexão com grupos de espíritos com missão semelhante, por ora desencarnados.
‘Desde que se admite a solicitude de Deus para com suas criaturas, por que não se há de admitir que espíritos capazes, por sua energia e superioridade de conhecimento, de fazer que a humanidade avance, encarnem pela vontade de Deus, com o fim de ativarem o progresso em determinado sentido?’.
Vibração
Em conclusão: seja durante o sono, quando podemos ser levados para cidades espirituais para receber determinada capacitação, ou através da inspiração, passamos a exercer de maneira divina nossa missão.
Ou seja, ir além. Pois nosso exemplo, ainda mais na era da informação difundida de maneira praticamente irrestrita, pode ganhar outros agentes benfeitores. Assim, estaremos não apenas semeando, mas igualmente produzindo sementes de evolução da humanidade. Começamos pela família, passando pelo ambiente do trabalho e com a convivência esporádica com os amigos. Depois, o trabalho voluntário, por exemplo.
Quando nos doamos, aumentamos a capacidade de igualmente recebermos da Espiritualidade. Sem contar a movimentação de energia, que quando parada, impede a evolução. Somos seres sociais e nossa cura passa pelo o que podemos acrescentar na vida do próximo. Não a pregação, mas a capacidade da pessoa passar a enxergar a sua própria luz. Em consequência, o mundo vai se tornando cada vez mais luz. A transformação começa sempre através da mudança de pensamento. Em seguida, de atitudes. Atitudes que transformam.