Como lidar com pessoas difíceis no trabalho de acordo com o Espiritismo

DANIEL POLCARO, do Quer um conselho?

Muitas vezes convivemos mais com nossos colegas de trabalho do que nossos próprias familiares. E com o tempo a convivência pode ficar desgastada pelo diferentes fatores, muitos deles por falta de afinidade mesmo.

É algo normal e natural.

Entretanto o mínimo de respeito e aceitação deve prevalecer na relação para que o ambiente não fique carregado e isso traga consequências profissionais e pessoais.

‘Quanto mais nos adentramos no conhecimento de nós mesmos, mais se impõe a obrigação de compreender e desculpar, na sustentação do equilíbrio em nós e em torno de nós. Daí a necessidade da convivência em que nos espelhamos uns nos outros, não para criticar-nos através da bendita reciprocidade, nos vários cursos de tolerância, em que a vida nos situa, no clima da evolução terrestre.’ (André Luiz/Chico Xavier)

Portanto, se fecharmos a porta para a revanche no diálogo, na alimentação de discussões, essa energia vai se dissipando. Isso porque qualquer conflito só existe se as duas partes o alimenta.

Seja profissional acima de tudo

Até mesmo internamente em uma empresa, precisamos manter o profissionalismo que desempenhamos quando estamos representando aquela organização e precisamos lidar com uma situação embaraçosa envolvendo um cliente.

O profissionalismo no trato com fofocas ou discussões no âmbito do trabalho vai te deixar imune a energias mais densas. E também será vista(o) de maneira diferente pelos colegas de trabalho.

Exerça o perdão mesmo que em silêncio

Por exemplo: alimentar o ódio contra aquela pessoa ou ‘torcer’ para ela seja prejudicada de alguma forma apenas vai atrapalhar sua energia.

E essa energia é essencial para afastar novas situações como essa em sua vida.

Não passamos por nada que não devemos passar.

Uma lição brota dessa situação. Em outras palavras, de alguma forma, essa pessoa foi um mecanismo da Espiritualidade para esse aprendizado chegar até você.

Daniel Polcaro: