Quem já foi a Uberaba (MG) e visitou a humilde residência de Chico Xavier e a Casa da Prece, o centro espírita em que ele passou a maior parte da sua vida, conseguiu sentir de uma maneira particular a grandiosidade do médium em sua passagem pela Terra. Mas o Brasil foi capaz de reconhecer ainda mais essa figura de luz e amor com a cobertura da mídia dos dois dias de velório e a sua revelação angelical: iria desencarnar no dia que o Brasil estivesse muito feliz. Naquele 30 de junho de 2002, a Seleção Brasileira se tornaria pentacampeã do mundo de futebol no Japão.
As três músicas em homenagem a Chico Xavier
Três músicas tocaram no cortejo até o cemitério São João Batista em homenagem a Chico Xavier: Canção da América, de Milton Nascimento, na voz de Daniel, ‘Nossa Senhora’, de Roberto Carlos, e ‘Para Não Dizer que Não Falei das Flores’, de Geraldo Vandré, cantada por Simone.
Mais de 120 mil pessoas, de todas as crenças, passaram pela Casa da Prece, ao longo de dois dias, para prestar as últimas homenagens. Em outras palavras, um reconhecimento coletivo, de todas as religiões, de que o amor não tem fronteiras.
A vida na terra, como espírito
Chico Xavier, diante de sua imensa obra de 420 livros, além de inúmeras cartas consoladoras, se transformou em uma luz forte de Cristo por onde passava. Assim continua sendo, seja em sua primeira residência em Pedro Leopoldo (MG) aberta para visitação, ou o centro espírita em Uberaba.
Mas humildemente sempre se chamava de ‘Cisco’ Xavier. De acordo com ele, se estivesse esperado estar pronto para começar, nunca teria iniciado uma jornada de 92 anos que certamente seria considerada santa se fosse um representante da Igreja Católica. Mas do próprio Cristo, certamente foi um legítimo representante.
Inúmeras histórias de amor ao próximo
Foram inúmeras obras físicas, mas o que verdadeiramente transformou Chico eterno é a marca que ele deixou de amor fraterno em nossos corações. Em outras palavras, até mesmo quem não o conheceu pessoalmente se conecta com o amor divino que ele deixou. Por onde passou e de alguma maneira nos toca neste instante: com vídeos, um livro, uma psicografia.
Assim, com essa gratidão imensa que nos conecta, enviamos as melhores energias para sua caminhada. Disse que não retornaria, que a missão estava concluída, mas certamente continua auxiliando de maneira voluntária e anônima. Em conclusão, vivendo a sutileza de exercer o bem de maneira anônima, sem desejar nada em troca — o verdadeiro sentido do amor que ele nos ensinou.