TV MUNDO MAIOR | Ricardo Guelfi de Souza
O Evangelho Segundo o Espiritismo nos traz, no capítulo XXV, o ensinamento “Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará”. Portanto, quando pedir em oração, faça valer em ações.
O espírito está em constante evolução e o fator primordial para a elevação é a sua disposição às mudanças. Ou seja, o quanto ele sacrifica e se esforça para aprender durante sua encarnação.
Os conhecimentos são adquiridos aos poucos, assim a evolução se torna gradual. Aqueles cuja humildade é uma aliada tendem a aprender mais, pois eles ouvem o próximo. É possível também aproveitam cada prova sem deixar-se ferir pelo orgulho.
Quando se adquire conhecimentos é possível observar um movimento de avanços intelectuais que irão proporcionar melhorias substanciais para a sociedade e a evolução coletiva.
Aos espíritos que se propõe trabalhar por suas provas irá depurar mais rapidamente sua moral.
O primordial para a evolução será dedicar essa energia aos irmãos encarnados. Quando se pratica a caridade e o amor ao próximo o espírito precisará de mais energia.
Em oração e pedidos, O Mestre Jesus e a Espiritualidade Amiga intervirão iluminando os caminhos dos trabalhadores da Boa Nova. Estão estes servindo a Deus, a Cristo e ao amor e serão recompensados com a energia para e o cuidado dos espíritos de luz.
Portanto, o ensinamento do Evangelho Segundo o Espiritismo, Ajuda-te a ti mesmo, exprime a importância da proatividade de cada espírito em busca do bem comum e de sua elevação, moral e intelectual.
Assim o céu te ajudará a concluir sua missão como um trabalhador da caridade praticando a Lei do Progresso e a Lei do amor.