Connect with us

ARTIGOS

Você só aprende pela dor?

Published

on

tristeza

TV MUNDO MAIOR

Talvez seja uma visão comum associar o estágio de Provas e Expiações ao aprendizado pelo sofrimento, porém, há muitas maneiras de receber um ensinamento, de acordo com a necessidade do espírito, sem passar pela dor ou sofrimento.

Perante as leis de causa e efeito, o espírito deve proceder de uma maneira diferente na encarnação atual a fim de saldar suas dívidas passadas. Entretanto, os espíritos que insistem em suas imperfeições, sem êxito em repará-las, pegam as vias do sofrimento.

É preciso, portanto, compreender que as dores e sofrimentos terrenos são passageiros, apenas mecanismos de acelerar a evolução humana. Com determinadas vivências é possível compreendê-las de forma adequada nos colocando no lugar. Os sofrimentos são também momentos que nos lembramos dos erros que já comentemos.

“Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranquilidade no porvir”
(Evangelho Segundo o Espiritismo)

As provas e expiações, apesar do sofrimento que podem causar, nos são necessários como ensinamentos. Porém há sempre, dito a misericórdia de Deus, o caminho brando do Amor.

Então é possível, mediante seu merecimento, reparar suas falhas pretéritas por meio do amor e da caridade. A mudança de pensamento e ações que agem sob a lei do amor possibilitam uma encarnação eficiente a qual irá proporcionar a evolução do espírito.

Quando agimos como trabalhadores da Boa Nova ou da essência do que nos ensinou Jesus, estão ocupando com sabedoria o nosso tempo. Os seres humanos podem direcionar suas faculdades na construção do progresso.

Cada palavra que profere a nossos queridos irmãos ajuda a si mesmo perante a evolução. Portanto, por meio da caridade e do amor ao próximo podemos construir nosso caminho até a evolução. Entretanto, sem a presunção da evolução, é necessário reafirmar sempre a humildade.

É possível propor novos caminhos, quando for permitido, que nos ensinam sem o sofrimento. Aproveite os aprendizados do estágio do planeta, pois ele em breve acabará e a partir disso deveremos agir com amor pelo amor.

A regeneração será o momento que os espíritos colocaram os aprendizados em prática a fim de restaurar a Terra. Entretanto, o momento de adquirir todo esse aprendizado é justamente no estágio de Provas e Expiações. Adquira o conhecimento e esteja vigilante para aplicá-las no momento certo.

Continuar Leitura
Advertisement  
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

Advertisement

Receba nossas postagens!

Clique e se inscreva!

Mais acessadas