Connect with us

ARTIGOS

Você está usando bem seu livre-arbítrio nessa encarnação?

Published

on

livre-arbítrio

TV MUNDO MAIOR | Haila Vicente

Para a Doutrina Espírita não há destino, não há predestinação, não há sorte ou azar. O futuro é construído todos os dias. Através de pensamentos e ações, o espírito e seu grupo cultural escolhem e determinam seus caminhos, exercitando uma característica indissociável do ser inteligente: o livre-arbítrio.

Deus com sua infinita sabedoria, criou as leis divinas que são o ponto de partida para a nossa caminhada na evolução. O livre-arbítrio é algo que nos dá a liberdade de escrevermos a nossa própria história. Temos o poder da escolha com isso somos responsáveis por todos os nossos atos, sem exceções. Tudo o que passamos ou iremos passar é de nossa responsabilidade de nossa escolha.

As dificuldades são as expiações que desejamos passar enquanto encarnados, algumas adquirimos por sermos seres imperfeitos ainda e cometemos erros. Outras são de missões pré planejadas no plano espiritual e aceitas por nós mesmos. Mas nada é imposto, temos o nosso próprio tempo para evoluir.

As situações que o espírito enfrenta ao longo de sua trajetória, tanto no plano espiritual como no material, podem ser uma conseqüência direta de suas atitudes anteriores. A escolha que o espírito adota diante da situação apresentada é de sua completa responsabilidade. O espírito é responsável pelas conseqüências, efeitos, e novas situações geradas a partir de suas decisões, tanto as boas quanto as más.

O homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não foram previamente determinados; os crimes que comete não resultam de uma sentença do destino. Ele pode, por prova e por expiação, escolher uma existência em que seja arrastado ao crime, quer pelo meio onde se ache colocado, quer pelas circunstâncias que sobrevenham, mas será sempre livre de agir ou não agir. Assim, o livre-arbítrio existe para ele, quando no estado de Espírito, ao fazer a escolha da existência e das provas e, como encarnado, na faculdade de ceder ou de resistir aos arrastamentos a que todos nos temos voluntariamente submetido. Cabe à sua consciência combater essas más tendências.

Tenha plena responsabilidade por suas atitudes e saiba usar de seu livre-arbítrio. Por que os conhecimentos de Deus está dentro de você, logo você sabe o que é bom ou não para sua evolução. Saiba de seus limites, se conheça para saber lidar com seus limites, não cometa injustiças com o seu próximo e construa a sua própria história de vida, é essa a felicidade de Deus ver a sua criação evoluindo sozinha, por que ele nos fez perfeito e prontos para viver a vida como desejarmos e assim ir se transformando em um espírito de luz.

Continue Reading
Advertisement  
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

Advertisement

Receba nossas postagens!

Clique e se inscreva!

Mais acessadas