Connect with us

ARTIGOS

A repetição de comportamentos: você está neste ciclo?

Published

on

negativismo

AGENDA BRASIL ESPÍRITA | Antônio Carlos Navarro

A repetição de comportamentos é indutora da fixação do reflexo condicionado, incluindo-se aí as pequenas ações repetidas ao longo do tempo, e a fixação de comportamentos mecanizados materialistas produz uma inércia psicológica, e em consequência, espiritual, mantendo o indivíduo preso em um círculo vicioso que dificulta, em maior ou menor grau, o acesso a novos patamares conscienciais.

Presos atavicamente às sensações de bem-estar físico através da satisfação das necessidades fisiológicas, ainda envidando esforços para se sentir seguro no âmbito da satisfação física, vai-se mantendo em regime quase estacionário em detrimento das alegrias proporcionadas pelo desenvolvimento espiritual.

Olhos de ver e ouvidos de ouvir, preconizava Jesus, o Mestre inolvidável, como atributos necessários para visualizarmos e ouvirmos os apelos naturais para nosso desenvolvimento.

Paralelamente, a nosso favor vige a Lei Natural que, sutil e amorosamente, vai nos conduzindo, muitas vezes à nossa revelia consciente, ao encontro das experiências que potencialmente são capazes de fazer com que a “couraça material” que envolve nosso espírito se desvaneça.

É para o nosso próprio bem-estar que o Criador nos conduz, dando-nos a oportunidade da escolha, pois que não agride o Livre Arbítrio do Espírito Imortal.

felicidade

Fatalidade da vida, a espiritualização vai ocorrer com todos os filhos de Deus.

Assim, a velocidade do progresso se dá na proporção do despertamento da criatura, com a evidente necessidade de se observar a Lei que rege do o conjunto.

Nós outros, os já matriculados na escola do Consolador prometido, estamos um passo à frente pela quantidade de conhecimento já adquirido, o que naturalmente representa maior responsabilidade e conscientização para o devido aproveitamento das oportunidades oferecidas por Deus.

Esforço, confiança e equilíbrio é o que se nos pede para que a produção de cunho espiritual atinja níveis cada vez melhores, e esses valores são aquisições do Ser Pensante, que são socorridos, amparados e incentivados por aqueles que já se adiantaram no caminho.

É Lei da Vida fortalecer-se e socorrer os que vivem na retaguarda, e quando isso ocorre atinge-se patamares melhores de consciência e percepção espiritual.

Um pelo outro, o estudo da realidade e a aplicação consciente da Lei de Amor produzirão efeitos tais que proporcionarão não só melhores condições existenciais na Terra, mas sobretudo melhores condições de adaptação ao Mundo Espiritual quando do retorno que, como fatalismo Divino, mais tempo, menos tempo, certamente ocorrerá.

Pensemos nisso.

Continuar Leitura
Advertisement  
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas