Connect with us

ARTIGOS

O Alzheimer tem origem espiritual?

Published

on

alzheimer

Uma das doenças mais debatidas na atualidade é o Alzheimer, caracterizado pela perda de memória, bem como apresentando sintomas no campo neurológico e psiquiátrico. O que o Espiritismo pode nos dizer sobre a origem dessa doença, que provoca alterações de comportamento, como ser humano encarnado e como espírito?

A visão espírita do Alzheimer

‘Quando falamos em doença, a primeira ideia que nos vem à cabeça é combater a doença, mas não necessariamente compreender a doença. Aí a gente pensa: o que seria o Alzheimer que não fosse você estar em uma casa toda iluminada e de repente você vai apagando cada cômodo. Apagando, apagando, apagando’, observa o psicólogo Ildo Rosa, da TV Mundo Maior.

‘Normalmente as pessoas que vão para esse diagnóstico, elas têm essa vontade muito grande de esquecer coisas que fizeram, valores que cultivaram, que ao longo da vida se deram conta que a colheita era muito pesada’.

Pensamento como prevenção

De acordo com Ildo Rosa, o pensamento deve ser observado para que eles possam ser construtivos, com o que eles estão se sintonizando.

Marcas do passado

‘O espírito é sempre o incurso no processo de evolução, trazendo as marcas do passado que se manifestam como enfermidades ou processos outros degenerativos de que necessita para resgatar os comportamentos equivocados e infelizes’

Ou seja, ‘a culpa, consciente ou não, desempenha na depressão, entre outros fatores endógenos e exógenos, um papel de alta relevância’.

‘Ela sempre existiu. No passado, com o nome de melancolia. Os gregos se referem a essa melancolia como sendo uma punição dos Deuses. Mas Aristóteles falava que Sócrates e Platão entravam em melancolia quando se fazia inspirados pelos Deuses’.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) são 300 milhões de pessoas que atualmente sofrem da doença no mundo.

Para o equilíbrio do ser, a saúde mental. Ou seja, sem cuidado diário, a parte mental e emocional podem afetar inúmeras áreas da nossa vida. Mas a melhora também pode acontecer através de uma oração. Assim como uma conversa com que amamos.

Continuar Leitura
Advertisement  
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas