Connect with us

TEXTOS

Enquanto prepara ‘Nosso Lar 2’, diretor lança ‘A Menina Índigo’

Published

on

a menina índigo

FOLHA DA REGIÃO

A ‘geração índigo’, que vem sendo tratado com maior destaque a partir do final dos anos 90, aguçou o interesse do diretor e roteirista Wagner de Assis e o levou a produzir o filme “A Menina Índigo”. Assis foi o diretor responsável pela produção do filme-fenômeno “Nosso Lar”, lançado em 2010. Agora, abordando uma temática de relação familiar, ele traz o tema para as rodas de conversa com grande apelo e relevância.

“A menina índigo” traz a história de Sofia, aparentemente uma típica menina dos tempos atuais aos sete anos, que estuda em escola tradicional de uma cidade grande e tem seus pais separados. Depois de uma crise, Sofia decide não ir mais às aulas “porque já sabe toda a matéria”. Em dado momento, decide que quer morar com seu pai. É nesse momento que nasce a história do filme “A Menina Índigo”, que conta como essa menina modifica a vida não só de seus pais, mas de muitas outras pessoas.

A protagonista do filme é a atriz mirim Letícia Braga. Outros nomes presentes são Murilo Rosa, Fernanda Machado, Paulo Figueiredo, Eriberto Leão, Xuxa Lopes, Nizo Netto e Priscila Assum.

a menina índigo

INTERESSE
Após a produção do filme “Nosso Lar”, o diretor conta que despertou ainda mais o interesse pelo assunto. “O assunto veio cercando a gente e nós sempre ficamos com radar ligado. Estávamos preparando a continuação do ‘Nosso Lar’, daí, me bateu a ideia de fazer algo que abordasse o tema índigo”, enfatiza o diretor, que gosta de chamar essas crianças como “nova geração”.

No desenvolver dos trabalhos, Assis conta que se deparou com inúmeros casos que se assemelham com a história que norteia o filme. “Foram vários casos de médicos que não fechavam diagnósticos. Pais que não sabiam lidar com esses filhos. Escolas despreparadas para conduzir esse ensinamento”, conta o diretor, que se mostra entusiasta da divulgação da causa.

Para ele, “as crianças exigem mais e a sociedade precisa oferecer esse anseio delas” e que essa nova geração “veio com intuito de mudar os padrões arcaicos do passado”.

a menina índigo

Obra também traça um retrato da família atual 

No filme, Assis afirma que traz “um retrato de uma família dos dias de hoje, mas se expande para o Brasil”.

Declarou ele: “Quando a menina diz que vai curar o pai, ela retrata o lado da busca da espiritualidade, a renovação dos conceitos do lar”. Segundo ele, a “catarse” do filme é a convivência entre gerações.

“Quando Allan Kardec fala no livro ‘A Gênese’ sobre uma nova geração, ele está descrevendo essa nossa era que estamos lidando”, especifica o diretor e roteirista, que já prepara um longa sobre a vida do médico francês e codificador da doutrina espírita Allan Kardec, com previsão de inicio das gravações para janeiro de 2018.

DIÁLOGO
“Estamos tentando conversar com os pais. Precisamos olhar as crianças e produzir novos cidadãos”, explica Assis, sobre um dos objetivos do filme. O diretor também explica que o filme busca o questionamento sobre “que tipo de pais somos?”. E ainda: “Somos ateus demais? Normais demais? Incorretos demais?”

a menina índigo

Para Assis, é importante que a sociedade “repense o papel dos pais”. E ressalta: “As pessoas falam constantemente que precisamos de mais escola para ter mais educação, mas se esquecem que a educação começa dentro de casa. Dos ensinamentos morais dentro do lar”. O diretor também critica a “terceirização da educação dos filhos”.

“O potencial dessas crianças pode ser usado de maneira errada se não forem bem educadas”, alerta o diretor, que analisa que vivemos num momento “crucial” de condução dessas crianças.

“Estamos fracassando em muitos momentos, mas sou otimista que vamos vencer essas etapas”, finaliza Assis.

ELENCO
A protagonista do filme é a atriz mirim Letícia Braga. Outros nomes presentes são Murilo Rosa, Fernanda Machado, Paulo Figueiredo, Eriberto Leão, Xuxa Lopes, Nizo Netto e Priscila Assum.

Veja trailer do filme:

Continue Reading
Advertisement  
Click to comment

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz
Advertisement

Facebook

Twitter

Advertisement

Mais acessadas