Connect with us

ARTIGOS

Dificuldades amorosas | VISÃO ESPÍRITA

Published

on

dificuldades amorosas

ESPÍRITO IMORTAL | Morel Felipe Wilkon

Cada vez é mais comum pessoas se queixarem de dificuldades amorosas, e isso vai se intensificar ainda mais com o tempo, afinal, nós estamos em plena transição planetária.

O mundo antigo que eu conheci, e que as gerações anteriores a mim conheceram, esse mundo não existe mais, e novo mundo em que a terra vai se tornar não existe ainda, ainda não está pronto. Nós estamos vivendo sobre os escombros do mundo antigo e o novo mundo ainda não está pronto.

Por que é que há cada vez mais dificuldades amorosas e por que é que haverá cada vez mais dificuldades amorosas?

Porque cada vez nós temos mais liberdade. Quanto mais liberdade nós temos mais escolhas nós podemos fazer. Quanto mais escolhas nós podemos fazer, quanto mais se abre o leque das nossas escolhas, mais difícil se torna duas pessoas quererem a mesma coisa.

Um exemplo bem simples, quase ridículo de tão simples: duas pessoas vão a uma sorveteria; se nesta sorveteria há seis sabores de sorvete, existe uma grande possibilidade de que essas duas pessoas escolham um mesmo sabor de sorvete. Mas se existem trinta sabores de sorvete a possibilidade de que essas duas pessoas que escolham o mesmo sabor é bem menor.

Há algumas décadas atrás não havia grande escolha em termos de namoro, compromisso, casamento. Muitos casamentos eram arranjados pelos pais, e os que não eram arranjados pelos pais quase sempre aconteciam entre pessoas bastante próximas, não havia essa possibilidade de ficar experimentando pra ver se vai gostar ou não.

Isso vigorou durante milênios, e durou mais ou menos até a década de 50, 60; de lá pra cá, pouco a pouco foi havendo cada vez mais liberdade. Hoje são tantas possibilidades que é muito difícil que haja um mesmo interesse recíproco, que duas pessoas tenham interesse uma na outra e no mesmo nível de comprometimento, e há pessoas com grande dificuldade de lidar com isso, e buscam respostas no espiritismo, acham que pode ser algum carma, ou que pode haver algum impedimento espiritual pra sua felicidade amorosa.

dificuldades amorosas

Nós estamos no mundo físico, estamos tendo uma experiência física, então antes de nós buscarmos respostas em outras existências ou em outros planos de existência, nós temos que buscar respostas aqui mesmo.

Em primeiro lugar nós precisamos lembrar que existem profissionais habilitados para lidarem com pessoas com possíveis dificuldades de relacionamento; se a pessoa tem dificuldades para se relacionar de um modo geral, a consulta a um profissional é recomendada, um psicólogo, um psicoterapeuta. Em segundo lugar, a pessoa tem que ter senso crítico para canalizar friamente a si mesma e ver se essa sua dificuldade amorosa não é causada pela sua má aparência, pela sua má higiene.

Tem um amigo meu que antes de se casar conheceu uma mulher lindíssima; e ele é feio, muito feio. Ele estranhou que uma mulher tão bonita se interessasse por ele. A mulher parecia muito carente. Quando ele ficou a sós com ela, num momento mais íntimo, ela pediu que ele beijasse ela e ele notou que ela tinha um mal hálito terrível. Aí é complicado. Daí ele entendeu por que que ela parecia muito carente. E é uma coisa muito difícil de dizer pra alguém, por mais íntimo que a gente seja é difícil chegar pra essa pessoa e dizer: tu tá com hálito de podre.

Então existem estas questões: a aparência, os cuidados com a aparência e com a higiene.

Eu tenho um outro amigo que pensa que ser humilde é andar com uma roupa muito simples. Ele pensa que ele deve ser respeitado, que ele deve ser considerado pelo que ele é, e não pelo que ele aparenta ser. Ele está certo, em parte; realmente, o que importa de verdade é o que nós somos e não pelo que nós aparentamos ser. Mas a aparência é importante. A aparência só não pode ser mais importante do que a essência; a embalagem não pode ser mais importante do que o conteúdo, mas ela também é importante.

Um espírito superior, elevado, sempre se apresenta com uma imagem bela, então nós não podemos simplesmente nos descuidar da aparência. A aparência não deve ser uma preocupação, mas ela também não pode ser desconsiderada.

Se esse amigo meu se interessar por alguém e quiser chamar a atenção desse alguém pra iniciar um relacionamento, ele vai ter que cuidar um pouco da aparência. Uma mulher não vai se sentir atraída por ele da maneira como ele se veste.

dificuldades amorosas

“Ah, mas a mulher tem que analisar as qualidades de caráter dele.”

Eu concordo, mas a aparência ainda é importante. Nós estamos num período de transição, lembra?

O mundo velho não existe mais, mas, o mundo novo, em que os valores internos serão mais valorizados não está pronto ainda. As pessoas continuam se aproximando para se relacionarem intimamente movidas pela aparência, pelo menos em parte, e pelo menos num primeiro momento.

Se a pessoa não tem problemas nem de aparência nem de higiene, ela pode ter um problema maior ainda: ela pode ser chata, pode ser faladeira, falar mal dos outros, ou fala demais de si mesma – poucas coisas são tão irritantes numa pessoa quanto o fato de ela falar demais de si mesma – ela também pode ser muito materialista, ou muito infantil.

Uma coisa muito simples e que várias pessoas não se dão conta, é que se elas querem conhecer um tipo definido de pessoa, elas devem frequentar lugares onde possam encontrar esse tipo de pessoa. Não é na balada que você vai encontrar pessoa disposta a um compromisso sério.

Se você quer encontrar alguém espiritualizado, frequente um centro espírita, ou mais de um centro espírita, participe das atividades do centro espírita, dos cursos, da ação social, frequente uma igreja se você gosta de igreja. Se você procura alguém do tipo intelectual, que goste de ler, que goste de teatro, você tem que frequentar a biblioteca, tem que frequentar o teatro, se não fica difícil.

Temos que considerar também, em relação às dificuldades amorosas, que às vezes a pessoa é muito exigente; eu vejo isso muito nas mulheres, talvez porque os homens não falem muito sobre este assunto, mas eu percebo muito isso nas mulheres.

dificuldades amorosas

A mulher namora bastante, não quer se envolver mais intimamente com ninguém porque não quer compromisso, quer cuidar da carreira; então quando ela chega ali mais ou menos pelos trinta anos ela já está mais estabilizada financeiramente e quer então que caia do céu um marido, mas não qualquer marido, ele tem que ter no mínimo um nível econômico no nível do dela, tem que ser sério, tem que querer filho porque ela quer filho, evidentemente tem que ser bonito, embora ela diga que beleza não é fundamental porque o que importa é o caráter, enfim, ela quer um príncipe encantado.

Mas se você tem convicção de que este não é o seu problema, se o seu problema não é explicável por nenhum desses motivos, ele pode sim estar ligado a fatores espirituais.

Uma pessoa que passa por dificuldades amorosas, e acha que essas dificuldades amorosas se devem a fatores espirituais, ela geralmente imagina duas situações: ou ela tem um carma – e aqui nós vamos entender carma como uma ação produzida no passado, numa outra existência, e que afeta de algum modo o seu presente – ou alguém fez um trabalho pra ela, um trabalho de magia negra ou coisa parecida.

E aí nós temos que parar um pouco pra analisar com mais cuidado.

Você está essa pessoa, mas você não é esta pessoa. Você é um espirito imortal, você já teve várias existências, você já animou vários corpos; você já viveu, já desenvolveu várias personalidades diferentes. Essa personalidade que nós apresentamos aqui é apenas uma pequena amostra do que nós somos.

O que nós apresentamos, o que nós externalizamos e o que nós conhecemos de nós mesmos hoje é apenas a superfície. Nós somos muito mais do que isso. As outras existências que nós tivemos estão dentro de nós, fazem parte de nós. E algumas delas por terem sido muito marcantes estão muito vivas dentro de nós. Nós não a percebemos, mas elas estão vivas dentro de nós.

dificuldades amorosas

O que isso tem que ver?

Tem que ver que nós nos auto boicotamos, não só na área amorosa, mas em todas as áreas, só que o assunto aqui são as dificuldades amorosas.

O Chaves (do seriado Chaves), ele faz uma coisa errada e diz que foi sem querer querendo, e nós fazemos muitas coisas sem querer querendo. Nós não queremos conscientemente, mas em algum nível de consciência que nós não conseguimos acessar normalmente existem outras personalidades nossas que querem, por isso nós fazemos coisas sem querer querendo, por exemplo – e por favor, isso é só um exemplo, não é o seu caso; não podemos generalizar, nenhum de nós tem a história igual ao outro, então não podemos generalizar, mas, por exemplo: uma mulher que em várias existências teve problemas, teve más experiências com homens; péssimos casamentos, maridos omissos, ou grosseiro, ou violentos. Todas essas experiências estão arquivadas no subconsciente dessa mulher, e algumas delas permanecem vivas.

Hoje, mesmo que essa mulher queira se relacionar, ela quer mas não quer; ela quer conscientemente, ela racionalmente entende que quer ter alguém, ela emocionalmente sente falta de uma companhia mais íntima, ela tem desejo de ter alguém, mas no fundo, num outro nível de consciência, ela não quer repetir as más experiências do passado, então existem forças dentro dela que afastam qualquer pretendente, ou, uma pessoa que viveu sozinha durante várias existências, não casou, teve doenças, viveu reclusa em mosteiros, durante muitos séculos não se relacionou intimamente com ninguém. Hoje, ela é uma pessoa agradável, bonita, quer ter alguém, mas, no fundo ela não sabe como fazer isso. Isso é uma coisa tão distante da realidade dela que é praticamente impossível que aconteça, a não ser que ela se esforce muito.

Há também, e isso é muito comum, o caso de pessoas que abusaram do sexo em outras existências, ou que abusaram de seus parceiros, traíram, enganaram, fizeram o diabo. Hoje elas podem ter se regenerado, podem ter se arrependido, mas há nelas uma força repelente. Qualquer pessoa que tente se aproximar delas não se sente bem, não sabe o porquê, mas não se sente bem. Esses são exemplos mais comuns, apenas pra tornar compreensível como que o nosso passado está presente em nós.

Soluções:

Nem sempre a solução se dá a curto prazo, a vida é educativa. As nossas dificuldades são os nossos pontos fracos, são as características que nós devemos desenvolver melhor. Quase sempre as nossas dificuldades estão nos apontando questões a ser reparadas. Todo o mal que nós fizemos precisa ser reparado. Não adianta sofrer, o sofrimento não apaga o mal que nós praticamos. Também não adianta só nos arrependermos, precisamos reparar, e para repararmos, muitas vezes é necessário que nós experimentemos algo semelhante àquilo que nós causamos nos outros para sabermos, para compreendermos como isso dói.

A partir daí nós estamos prontos para reparar, seja vivendo uma nova experiência com alguém a quem nós prejudicamos no passado ou em qualquer outra circunstância.

dificuldades amorosas

Mas nós vimos, nos exemplos que citei, que nem sempre as nossas dificuldades se devem ao mal que nós fizemos no passado, são simplesmente pontos a serem trabalhados e desenvolvidos.

Se é um problema crônico e que realmente nos incomoda, é bom contarmos com a ajuda de um profissional, a pessoa também pode buscar atendimento espiritual num centro espírita. Sempre lembrando que nem um centro espírita sério vai cobrar pelos seus trabalhos e atendimentos espirituais. Atendimento espiritual não pode ser cobrado. Um terapeuta reencarnacionista também pode ser uma boa alternativa, um centro espírita que trabalhe com apometria. O tratamento, seja ele qual for, pode dar bons resultados, mas, o que resolve realmente a situação é a espiritualização, essa é a solução.

Jesus nos recomendou cuidarmos em primeiro lugar das coisas do reino, ou seja, das coisas do espírito, que então as outras coisas nos seriam dadas por acréscimos.

Quando nós estamos espiritualmente equilibrados tudo se torna mais fácil, nós nos tornamos pessoas mais leves, mais agradáveis. A tendência é que a nossa companhia seja desejada, porque é ima companhia mais agradável.

Nós atraímos e somos atraídos por pessoas com quem temos afinidade. Quando nós nos equilibramos espiritualmente, a tendência é que nós passemos a conviver mais justamente com pessoas mais equilibradas.

Mas tem aquelas pessoas que acham que isso tudo pode ser um feitiço, algum trabalho de magia que fizeram contra ela. Isso existe, é claro que existe, mas não é um fato isolado, tudo está interligado. Se você não tivesse erros no seu passado, se você não tivesse nada a reparar, não tivesse questões a serem resolvidas, ninguém faria isso com você, e se por acaso fizesse, isso não lhe atingiria. A coisa é mais ampla, não pode ser simplificada.

Eu disse lá no começo que as dificuldades amorosas são uma tendência, são uma característica desse período em que nós estamos vivendo, desse período de transição planetária. É o tempo de nós mudarmos, agora é a hora de nós deixarmos para trás o nosso passado de erros e de nos prepararmos para o mundo novo que está surgindo.

As dificuldades que nós enfrentamos são um chamado que a vida nos faz para nós nos espiritualizarmos. Nós podemos ouvir esse chamado e começar a nos equilibrarmos, ou podemos continuar teimando, a escolha é nossa.

Pra finalizar eu preciso dizer que um tema como esse costuma gerar muitas perguntas de ordem particular. Meu tempo não me permite tratar dessas questões individualmente, por isso não vou responder a eventuais perguntas de ordem particular que surgirem a partir desse vídeo.

Continue Reading
Advertisement  
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

Twitter

Advertisement

Mais acessadas