Connect with us

ARTIGOS

Como o médium evita cair em mistificações, segundo o Espiritismo

Published

on

allan kardec mistificacao espiritismo

As chamadas mistificações (quando o médium é enganado) podem ser evitadas com o melhoramento interior, nos explica a literatura espírita. Não seremos alvo de espíritos levianos se o nosso coração está pensando no coletivo. Quando não estamos exercendo a missão na casa espírita em nosso nome, mas sim de um bairro, cidade. Assim, seremos gotas no oceano, exercendo a essência do Espiritismo.

Como o médium evita cair em mistificações, de acordo com o Espiritismo

Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec narra que o médium pode evitar cair em mistificações ao não pedir ao Espiritismo mais do que ele já oferece. ‘Seu fim é o melhoramento moral da Humanidade; se vos não afastardes desse objetivo, jamais sereis enganados’.

Em outras palavras, se desejarmos tirar proveito pessoal, nos tornaremos alvo de espíritos levianos. Ou seja, usados com uma falsa promessa de missão elevada. Mas que na verdade tem o papel individual.

Evoluímos juntos

Quando focamos apenas em nossa caminhada, não ajudamos o próximo e atrapalhamos nossa evolução. Ou seja, o caminho é se colocar à disposição do coletivo para evoluir junto. Sem querer nada em troca, apenas usando a luz que resplandece para ver com mais clareza o que precisa melhorar.

Em outras palavras, a decisão sempre será nossa, o que nos falta é clareza. Por falta de confiança na vida eterna e clareza na tomada de decisões, surgem dúvidas, medos e a inseguranças.

Todos precisamos de desafios

Estar na Terra, a maior de todas as escolas, nos faz meros alunos. Mas os alunos também auxiliam no desenvolvimento do grupo. Por isso precisamos começar desde já a auxiliar de maneira coletiva.

Em conclusão, enquanto não formos capazes de viver pensando na evolução do outro, estaremos trazendo mais escuridão para nossa caminhada. A responsabilidade sempre será de cada um, mas nos cabe compartilhar um pouco da luz que carregamos.

Continuar Leitura
Advertisement

Facebook

Mais acessadas