Connect with us

ARTIGOS

5 novelas espíritas que ficaram na memória do brasileiro

Published

on

novelas espíritas

As novelas espíritas ajudaram na divulgação do Espiritismo nas últimas décadas no Brasil, embora não refletem totalmente as obras da doutrina. Ou seja, auxiliaram no debate sobre questões estudadas. Assim, aumentando a busca pelos livros de Allan Kardec e Chico Xavier. As mais recentes, como Espelho da Vida, foi debatida diariamente pelas redes sociais.

A Viagem, a mais lembrada das novelas espíritas

É a novela espírita brasileira de maior sucesso. Escrita por Ivani Ribeiro, a versão de 1994 da trama – a original foi em – bateu recorde de audiência na década na faixa das 19h da TV Globo. Será reprisada em dezembro, no canal Viva.

O personagem Alexandre, interpretado por Guilhemerme Fontes, se matou na prisão e promete vingança ao seu próprio irmão, Raul (Miguel Falabella). Dessa forma, obsedia o cunhado Téo (Maurício Mattar) e o advogador Otávio (Antonio Fagundes). O céu e o Umbral na visão espírita ficaram na memória dos brasileiros.

Espelho da Vida, a novela espírita debatida pelas redes sociais

Escrita por Elizabeth Jhin, a novela de 2018 se passa em uma cidade mineira fictícia: Rosa Branca. O personagem Vicente (Reginaldo Faria) pede antes de morrer à esposa Margot (Irene Ravache) que o neto Alan (João Vicente de Castro) faça um filme de Julia Castelo, vítima de crime passional em 1930.

A trama tem a presença de Isabel (Alline Moraes) e Cris Valência (Vitória Strada).

Anjo de Mim, a novela espírita estrelada por Tony Ramos

Exibida entre setembro de 1996 e março de 1997, a novela ‘Anjo de Mim’ tem como personagem principal Floriano, um escultor que não acreditava no sobrenatural, vivido por Tony Ramos. Ele busca ajuda na regressão para se curar de dores e a visão de uma mulher que viu morrer.

Então ele descobre que teria vivido em 1880 e que foi apaixonado por Valetina, interpretado por Carolina Kasting, a quem passa a procurar.

Anjo de Mim foi escrita por Walther Negrão.

Alma Gêmea, a novela espírita de 2005

A novela Alma Gêmea, de 2005, ganhou 25 capítulos em função do seu enorme sucesso: teve a maior audiência da década no horário das 19h.

A trama conta a história de amor entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro). Após a sua morte, ela reencarna em Serena (Priscila Fantin). Eles se conhecerem 20 anos depois.

Além do Tempo, a única das novelas espíritas que se passa com 150 anos de diferença

A novela Além do Tempo, de 2015, tinha duas fases, com 150 anos de diferença. Na primeira, Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Na segunda, reencarnaram e vivem novo romance.

Dessa forma, é considerado o maior período de tempo entre fases de uma novela, escrita por Pedro Vasconcelos e Elizabeth Jhin.

Reprise da novela A Viagem

Após 26 anos, a novela ‘A Viagem’ tem nova exibição a partir de dezembro no canal Viva, da Rede Globo. Poucos sabem, mas para substituir outra produção, a trama foi gravada às pressas. Em apenas 20 dias, os primeiros capítulos que abriu o debate do Espiritismo na TV brasileira estavam prontos.

De acordo com o GShow, a novela ‘A Viagem’ teve que ser produzida em três semanas. Entretanto as cenas mais complexas, a partir do capítulo 60, foram gravadas posteriormente.

‘A Viagem’ ganhou a telinha pela primeira vez em 1975, na TV Tupi. Mas a versão mais popular, de 1994, retornou à Globo em 1997 e 2006, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’.

O canal fechado Viva, da Rede Globo, vai reprisar a partir de dezembro a novela ‘A Viagem’, de 1994. A trama possui temática espírita e fez grande sucesso à época, terá o horário das 15h30, logo depois do término de ‘Chocolate com Pimenta’.

Com gravação das cenas de Umbral em Niterói, Rio de Janeiro, a novela ficou marcada na memória do grande público.

De acordo com o Espiritismo, Umbral é o local onde permanece de maneira temporária quem ainda não despertou para a nova consciência. Ou seja, sentimentos de baixa vibração atrapalham espíritos socorristas para o acolhimento.

Continuar Leitura
Advertisement  
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas