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5 dicas para não ter pensamentos indesejados

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ESTADÃO

Estudo publicado nesta sexta-feira, 3, na revista Nature Communications traz uma descoberta importante para o tratamento de doenças como ansiedade, depressão e esquizofrenia – transtornos mentais em que o paciente não consegue controlar os próprios pensamentos. Os cientistas Taylor Schmitz, Marta Correia, Catarina Ferreira e Andrew Prescot apontam que o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico) é capaz de inibir pensamentos indesejados como memórias negativas e alucinações.

Os pesquisadores analisaram por meio de ressonância magnética os cérebros de pessoas que visualizavam lembretes de pensamentos indesejados e tentavam evitar que a memória fosse recuperada. Os sujeitos que possuíam alta concentração do neurotransmissor GABA tinham maior controle sob seus pensamentos.

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Veja dicas práticas para prevenir e combater a ansiedade de fim de ano:

Ansiedade

“Com uma expressão  bem variável, a ansiedade é marcada por preocupação excessiva, medo desproporcional e tensão antecipatória, associados a uma gama extensa de sintomas físicos”, diz o neurologista Leandro Teles, da Academia Brasileira de Neurolobia. No fim de ano, isso pode se intensificar. “A aproximação do final do ano é um período de vulnerabilidade para muitas pessoas”, explica. Veja dicas, apontadas pelo especialista, para combater a ansiedade de fim de ano.

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1. Não se sobrecarregue

Muita gente acaba centralizando muito as coisas e tentando carregar o mundo nas costas antes que o ano termine, mas todo mundo tem um limite e é importante respeitar isso. “Evitar se comprometer com aquilo que não vai dar conta de fazer com qualidade evita o estresse físico e psíquico”.

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2. Gerencie seu tempo

Fazendo tudo rápido e ao mesmo tempo, perdemos a qualidade nas tarefas executadas e, assim, aumentamos a taxa de erros e frustração. Procure simplificar tudo ao máximo, priorize o que é importante, delegue atividades para as pessoas de sua confiança, antecipe tudo que for possível e evite perder tempo.

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3. Organize-se

O cérebro ansioso traduz a expressão de um ambiente tumultuado e sem organização. Coloque no papel os afazeres importantes de final de ano, defina uma estratégia lógica e factível.

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4. Foco no presente

“Ansiosos acabam vivendo em um mundo de expectativas e perdem o poder de execução e vivência do presente”, diz. Direcione com mais frequência sua atenção para o momento vigente, para a situação em curso, para os problemas atuais. Sem dúvida, será um exercício interessante contra a ansiedade.

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5. Aprenda a lidar com adversidade

Quer testar sua ansiedade? Coloque-se diante de uma adversidade. Alguém mais ansioso tende a amplificar a experiência, projetar com pessimismo desmedido e agir com rapidez e impulsividade, o que nem sempre é recomendado. A ansiedade torna os problemas urgentes, mesmo que a grande maioria deles não seja. Tente só tomar decisões após considerar todas as variáveis

> Acesse aqui matéria sobre como evitar pensamentos que te desequilibram

 

 

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